Cânon Bíblico

Gerbera, Rosa, Flor, Banco, Romântico
É coletânea de livros ou materiais revelado e registrado.
Na Bíblia buscamos: Respostas / Alívios / Soluções 
Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus.
O Deus que cremos fala, está vivo, não se esconde e tem a mão estendida para nos ajudar.
Deus falou conosco desde o Éden e fala até hoje.

Gênesis 3:8-9 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

O Cânon formou-se gradativamente, no séc. II a.C, já estava fixada relação de livros do Antigo Testamento.
O Cânon do Novo Testamento só se definiu no Oriente e Ocidente com o Segundo Concílio Trulano, no final do séc. VII.

A literatura apócrifa, se considerarmos pelo lado secular, foi uma ameaça que poderia macular o conjunto perfeito e harmonioso da Bíblia Sagrada. 
Através de debates, questionamentos e buscas pela santidade e provas concretas de inspiração divina, chegou-se ao cânon, ou volume final, cujos livros receberam a credencial de canônicos.

A Escritura Sagrada recebe o título de Bíblia, palavra grega que significa "livros", divido ela reunir um conjunto de livros inspirados, chamados livros canônicos.

Livros canônicos são os que compõem a coleção de livros que estão presentes na Bíblia, indicando que são considerados divinamente inspirados por Deus.
Cânon significa "vara de medir", mas no contexto bíblico significa norma, ou regra e sua aplicação aos livros que compõem a Bíblia tem a finalidade de diferenciá-la dos apócrifos.

Os três grupos que classificam os livros canônicos do Antigo Testamento são:

A Lei ( Torá),  Profetas ( Nebiim) Escritos (Kethubhim).
O cânon judaico é uma composição formada pelas: leis, profetas e escrituras totalizando 24 livros, porque são considerados como um só livro os seguintes: 
Os dois de Samuel, os dois de Reis, Esdras e Neemias e os profetas menores, portanto nisso difere da nossa Bíblia que é formada de 39 livros no Antigo Testamento.

O Cânon judaico apresenta a Bíblia nestas três partes:

Lei - Torá 
Profetas - Nebiim 
Escritos - Kethubhim 

A Lei abrange os cinco primeiros livros, no grego - Pentateuco - São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
A tradição atribui os cinco livros do Pentateuco a Moisés.

Ricardo Simon diz que serem de origem mosaica as partes referentes à legislação. A crítica aceita que a última compilação do Pentateuco foi obra de Esdras, no séc VI a.C. Porém cremos que a autoria é de Deus.

Os Profetas - Oito livros, se dividem em duas classes: profetas antigos - Josué, Juízes, Samuel, Reis.
Profetas posteriores - Isaías, Jeremias, Ezequiel

Os Escritos - chamados no grego "hagiógrafos" ( escritos sagrados), são formados de três grupos, num total de onze livros:

Livros proféticos - Salmos, Provérbios e Jó
Os cinco megilloth (rolos) Cântico dos Cânticos, Rute, Lamentações, Eclesiastes, Ester
Os outros livros: Daniel, Esdras, Neemias, Crônicas
O Cânon judaico, é formado de 24 livros.

Posteriormente, por motivos de divisões de obras, os livros passaram de 24 para 39. 
Esdras e Neemias foram considerados livros distintos;
Os livros de Samuel, Reis e Crônicas foram divididos em dois volumes; os profetas menores passaram a formar doze livros. 

Esses 39 livros, apresentados em outra ordem, formam o Cânon Bíblico:
Pentateuco:  Gênesis / Êxodo / Levítico / Números / Deuteronômio

Livros Históricos: Josué / Juízes /Rute /I Samuel /II Samuel / I Reis / II Reis / I Crônicas /II Crônicas / Esdras /Neemias / Ester

Livros Protéticos: Jó / Salmos / Provérbios / Eclesiastes /Cântico dos Cânticos

Livros Proféticos: Isaías /  Jeremias / Lamentações /Ezequiel /Daniel

Profetas menores: Oseias / Joel / Amós / Abdias /Jonas /Miqueias / Naum / Habacuque /Sofonias Ageu / Zacarias / Malaquias

O Antigo Testamento foi formado num espaço de tempo que vai de Moisés a Esdras - 1.046 anos aproximadamente, e embora os últimos escritores tenham sido Neemias e Malaquias, foi Esdras, que como escriba e sacerdote, os reuniu formando o precioso volume.
O Novo Testamento foi elaborado gradualmente conforme inspiração concedida por Deus a homens escolhidos por Ele. Este tempo é estimado em aproximadamente 100 anos, tendo-se por certo que em 100 d.C.
Sobre as Escrituras é curioso que os livros até hoje desaparecidos, tanto do Antigo, como do Novo Testamento, mas que são mencionados nas Escrituras;

Números 21:14 - Por isso se diz no livro das guerras do Senhor: O que fiz no Mar Vermelho e nos ribeiros de Arnom,

II Crônicas 13:22 - Os demais atos de Abias, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escritos na história do profeta Ido.
O cânon do Novo Testamento foi oficialmente reconhecido no III Concílio de Cártago em 397 d.C após quase 400 anos de estudos e considerações.

II Timóteo 3:16 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Deuteronômio 17:18-20 - Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.

Neemias 8:8 - E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

II Timóteo 3:17 - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Lucas 4:16-18 - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

"Cânon bíblico", o que é? Cânon é uma palavra latina que significa "modelo". 
O termo latino é derivado do grego kanon, de "cana", instrumento de medida usado nos tempos bíblicos no lugar do nosso "metro" hoje. 

O cânon bíblico, portanto, "é a lista de livros inspirados que formam a Bíblia, os quais dão testemunho autorizado da revelação de Deus, servindo como norma de procedimento cristão, e como critério ou régua, através dos quais se mede e julga correto e justo um pensamento ou doutrina (Gálatas 6:16; II Timóteo 3:16)." - Dicionário de Teologia Fundamental, págs. 122 e 123. Editora Vozes e Santuário, edição 1994. 

Josué 10:13 -E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.

II Samuel 1:18 - (Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher):

I Reis 11:41 - Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão?

I Crônicas 27:24 - Joabe, filho de Zeruia, tinha começado a numerá-los, porém não acabou; porquanto viera por isso grande ira sobre Israel; assim o número não se pôs no registro das crônicas do rei Davi.

I Crônicas 29:29 - Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,

II Crônicas 9:29 - Os demais atos de Salomão, tanto os primeiros como os últimos, porventura não estão escritos no livro das crônicas de Natã, o profeta, e na profecia de Aías, o silonita, e nas visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?

II Crônicas 12:15 - Os atos, pois, de Roboão, assim os primeiros, como os últimos, porventura não estão escritos nos livros de Semaías, o profeta, e de Ido, o vidente, na relação das genealogias? E houve guerras entre Roboão e Jeroboão em todos os seus dias.

II Crônicas 26:22 - Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amós, o escreveu.

II Crônicas 33:19 - E a sua oração, e como Deus se aplacou para com ele, e todo o seu pecado, e a sua transgressão, e os lugares onde edificou altos, e pôs bosques e imagens de escultura, antes que se humilhasse, eis que estão escritos nos livros dos videntes.

I Coríntios 5:9- Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;

Colossenses 4:16 - E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses, e a que veio de Laodicéia lede-a vós também.

E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel.

Jeremias 36: 6 - Entra, pois, tu, e pelo rolo que escreveste da minha boca, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também, aos ouvidos de todos os de Judá, que vêm das suas cidades, as lerás. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,

O manuscrito mais antigo que já se encontrou das Escrituras foi o rolo de Isaías no Mar Morto em 100aC - Israel.

O termo Bíblia apareceu no século do séc XX, introduzido por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla. No entanto ao longo de toda a Bíblia esta palavra não aparece; o termo usado é "Escritura"
Bíblia é a forma latina do plural grego para livros. Possui 66 livros escritos por cerca de 40 autores, durante aproximadamente 1.600 anos ( 1500 a. C a 95 d.C)
Seus autores foram homens inspirados por Deus, o primeiro deles foi Moisés.
Êxodo 17:14 - Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.


A Bíblia se divide em duas partes: 
Antigo Testamento - coleção de livros antes de Cristo 
Novo Testamento - coleção de livros posteriores a Cristo 

I - Antigo Testamento - Pentateuco 

Gênesis - Livro das Origens - Pode ser dividido em três partes: 
Cosmogonia : a criação do universo 
A história da humanidade primitiva 
A história dos patriarcas - de Abraão a Jacó 

Êxodo - Livro de saída 
Fuga dos israelitas do Egito 
Peregrinação do povo por quarenta anos nas estepes do Sinai a caminho da terra prometida.
Êxodo 17:14 - Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.

Êxodo 24:4-7 - Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel; E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros. E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar. E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.

Êxodo 24:27-28 - Disse mais o Senhor a Moisés: Escreve estas palavras; porque conforme ao teor destas palavras tenho feito aliança contigo e com Israel.
E esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

Levítico - Livro Sacerdotal 
Conjunto de disposições rituais e resumo de regras civis e morais.

Números - Recenseamentos e enumeração de gerações; na parte histórica é continuação do livro de Êxodo.
Números 33:2 - E escreveu Moisés as suas saídas, segundo as suas jornadas, conforme ao mandado do Senhor; e estas são as suas jornadas, segundo as suas saídas.

Deuteronômio - Código jurídico - religiosos - Livro da Lei.
Deuteronômio 27:2-3 - Será, pois, que, no dia em que passares o Jordão à terra que te der o Senhor teu Deus, levantar-te-ás umas pedras grandes, e as caiarás.
E, havendo-o passado, escreverás nelas todas as palavras desta lei, para entrares na terra que te der o Senhor teu Deus, terra que mana leite e mel, como te falou o Senhor Deus de teus pais.

Deuteronômio 31:22-24 - Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel. E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo. E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,


II- Antigo Testamento - Livros Históricos

Os livros históricos podem ser divididos em duas categorias: Livros históricos e livros secundários.
Livros Históricos - apresentam sem rigor cronológico, fatos que formam elos da história de Israel

Livro de Josué - Relata a conquista de Canaã por Josué, líder político, sucessor de Moisés.
Josué 1:8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Livros de Juízes e Samuel - Falam da ocupação da Terra Prometida até a instituição da monarquia.

Livro dos Reis e Crônicas - relatam a história da monarquia nos dois reinos de Israel e Judá até a destruição de Jerusalém e a deportação dos judeus para a Babilônia.

I Crônicas 29:29 - Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente,

A Lei foi esquecida, levando o povo à idolatria e ao pecado, até que Josias a encontrou, por volta de 620 a.C.
II Crônicas 34:14-33 - E, tirando eles o dinheiro que se tinha trazido à casa do Senhor, Hilquias, o sacerdote, achou o livro da lei do Senhor, dada pela mão de Moisés. E Hilquias disse a Safã, o escrivão: Achei o livro da lei na casa do Senhor. E Hilquias deu o livro a Safã. E Safã levou o livro ao rei, e deu-lhe conta, dizendo: Teus servos fazem tudo quanto se lhes encomendou. E ajuntaram o dinheiro que se achou na casa do Senhor, e o deram na mão dos superintendentes e na mão dos que faziam a obra. Além disto, Safã, o escrivão, fez saber ao rei, dizendo: O sacerdote Hilquias entregou-me um livro. E Safã leu nele perante o rei. Sucedeu que, ouvindo o rei as palavras da lei, rasgou as suas vestes. E o rei ordenou a Hilquias, e a Aicão, filho de Safã, e a Abdom, filho de Mica, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, servo do rei, dizendo: Ide, consultai ao Senhor por mim, e pelos que restam em Israel e em Judá, sobre as palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se derramou sobre nós; porquanto nossos pais não guardaram a palavra do Senhor, para fazerem conforme a tudo quanto está escrito neste livro. Então Hilquias, e os enviados do rei, foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe a esse respeito.
E ela lhes disse: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:
Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus habitantes, a saber, todas as maldições que estão escritas no livro que se leu perante o rei de Judá.
Porque me deixaram, e queimaram incenso perante outros deuses, para me provocarem à ira com todas as obras das suas mãos; portanto o meu furor se derramou sobre este lugar, e não se apagará.
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, quanto às palavras que ouviste:
Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante Deus, ouvindo as suas palavras contra este lugar, e contra os seus habitantes, e te humilhaste perante mim, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
Eis que te reunirei a teus pais, e tu serás recolhido ao teu sepulcro em paz, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar e sobre os seus habitantes. E tornaram com esta resposta ao rei.
Então o rei mandou reunir todos os anciãos de Judá e Jerusalém.
E o rei subiu à casa do Senhor, com todos os homens de Judá, e os habitantes de Jerusalém, e os sacerdotes, e os levitas, e todo o povo, desde o maior até ao menor; e ele leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança que fora achado na casa do Senhor.
E pôs-se o rei em pé em seu lugar, e fez aliança perante o Senhor, para seguirem ao Senhor, e para guardar os seus mandamentos, e os seus testemunhos, e os seus estatutos, com todo o seu coração, e com toda a sua alma, cumprindo as palavras da aliança, que estão escritas naquele livro.
E fez com que todos quantos se achavam em Jerusalém e em Benjamim o firmassem; e os habitantes de Jerusalém fizeram conforme a aliança de Deus, o Deus de seus pais.
A seguir muitas profecias registradas, provaram serem divinas por seu fiel cumprimento e foram aceitas como "inspiradas" e " cânonicas"

Livro de Esdras e Neemias - Falam sobre a restauração religiosa e política após a volta do exílio, autorizada por Ciro, rei dos persas, em 538.

Os livros históricos- secundários relatam episódios pessoais, situados em determinadas épocas. 
Neemias 8:1 - E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.

Os primeiros livros reconhecidos como sagrados são os que compõem a Lei.

Livro de Rute - Vida de Rute, a moabita, viúva de um hebreu, que casa-se com Boaz e são ascendentes de Davi.

Livro de Ester - Trás a demonstração da providência de Deus para livrar seu povo do inimigo.


III  - Antigo Testamento - Livros Sapienciais 

Livro de Jó - Livro em forma teatral, escrito no século V a. C. Pertence ao gênero dramático. Seu tema é a reação do homem diante da dor e da adversidade.

Livro dos Salmos - Textos de oração. São 150 salmos.
Salmos 119: 105 - Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Livro de Provérbios - Coletânea de ditos, máximas, sabedoria popular.
Provérbio 30:5-6 - Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.

Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

Eclesiastes - Reflexões sobre a inconstância da vida. Passou por várias redações; a última seria do séc. III a.C.Atribui-se autoria a Salomão; seria o resultado das experiências e desilusões de um velho sábio.
Eclesiastes 12:12 - E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.

Cântico dos Cânticos - Coleção de poemas para solenidades nupciais. O tema é o amor humano, um romance de amor. sua autoria é atribuída a Salomão.


IV Antigo Testamento - Livros  Proféticos

Livro de Isaías - Considerado o maior profeta de Israel. É do séc VIII a. C. Profetizou por cerca de cinquenta anos, do reinado de Josias até o de Ezequias. É o profeta da justiça.
Isaías 30:8 - Vai, pois, agora, escreve isto numa tábua perante eles e registra-o num livro; para que fique até ao último dia, para sempre e perpetuamente.

Isaías 34:16 - Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas coisas faltará, ninguém faltará com a sua companheira; porque a minha boca tem ordenado, e o seu espírito mesmo as tem ajuntado.

Livro de Jeremias - Viveu no séc VII a. C. Desempenhou sua missão por quarenta anos e chegou a ver a realização de suas profecias: a destruição de Jerusalém e a deportação dos hebreus para a Babilônia. Morreu no Egito.
Jeremias 30:2 - Assim diz o Senhor Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que te tenho falado.

Jeremias 36:2-4 -Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te tenho falado de Israel, e de Judá, e de todas as nações, desde o dia em que eu te falei, desde os dias de Josias até ao dia de hoje. Porventura ouvirão os da casa de Judá todo o mal que eu intento fazer-lhes; para que cada qual se converta do seu mau caminho, e eu perdoe a sua maldade e o seu pecado. Então Jeremias chamou a Baruque, filho de Nerias; e escreveu Baruque da boca de Jeremias no rolo de um livro todas as palavras do Senhor, que ele lhe tinha falado.

Jeremias 36:6 - Entra, pois, tu, e pelo rolo que escreveste da minha boca, lê as palavras do Senhor aos ouvidos do povo, na casa do Senhor, no dia de jejum; e também, aos ouvidos de todos os de Judá, que vêm das suas cidades, as lerás.

Livro de Habacuque 
Habacuque 2:2 - Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.

Livro de Zacarias
Zacarias 1:1-3 - No oitavo mês do segundo ano de Dario veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo: O Senhor se irou fortemente contra vossos pais.
Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 7: 8 -9 - E a palavra do Senhor veio a Zacarias, dizendo: Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão.

Livro de Ezequiel - Foi profeta entre os deportados no século VI a. C. - Anuncia a vinda do pastor que estabelecerá um reino de justiça.

Livro de Daniel - Período do rei Nabucodonosor na Babilônia.
Daniel 1:17 - Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.

Muitas profecias foram registradas. O terceiro grupo de livros aceitos como sagrados foram escritos, compostos e aceitos em diferentes tempos.

Novo Testamento

Os livros do Novo Testamento foram escritos em grego, exceto o livro de Mateus que provavelmente foi escrito em aramaico.
Os textos originais não mais existem, em decorrência do trabalho de destruição dos perseguidores da igreja. Somente a partir do século IV que a cópia das escrituras apareceram livremente.
 Os manuscritos eram feitos em papiro enrolado (liber) ou dobrado(volumen), o que não podiam conter todos os livros, os copistas por sua vez não observavam as regras da crítica científica, porém no ano 692, no Segundo Concílio Trulano, ficou encerrado o processo da fixação do cânon do Novo Testamento.

Formado pelos: Evangelhos, Atos do Apóstolos, Epístolas, Apocalipse.

Os Evangelhos: São quatro os Evangelhos segundo: Mateus, Marcos, Lucas e João
O termo Evangelho, significa " boa- nova", narram a vida e a missão de Jesus Cristo.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas são chamados de "sinóticos" porque apresentam paralelismos de fatos e de exposição doutrinária, embora com certa diferença de pormenores.
O mais antigo é o Evangelho segundo Mateus, data de aproximadamente ano 60. Pensa-se escrito em aramaico.
Marcos foi discípulo de Pedro e lucas companheiro de Paulo, que para escrever seu evangelho, baseou-se nos dois anteriores.
O Evangelho segundo João, relata fatos vivenciados, e é uma tese, quando diz: Cristo é o filho de Deus.

A Bíblia foi escrita, registrada por homens escolhidos e orientados por Deus para proclamar o que lhes foi revelado. A fim de que estas revelações permanecessem para todas as futuras gerações.
II Pedro 1:21 - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

I Pedro 1:23 - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

Deus determinou que o Cânon Bíblico fosse assim escrito porque tem seus propósitos.
João 8:6 - Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.

João 20:31 - Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

João 21:25 - Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

A Bíblia é composta por 66 livros, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento

Conforme o período histórico diferentes materiais foram utilizados para seus registros, escritos, foram utilizados: cerâmica, pedra, argila, cera, no período de Moisés e Profetas.

Papiro no século III a.C. É uma folha de junco que evoluiu até o papel no Egito.

Pergaminho é um rolo preparado para escrita a partir de pele de animais , era de Pérgamo.
A língua era materna do povo hebraico em Israel e Aramaico na Mesopotâmia.
Escritura é o nome com o qual o Novo Testamento se refere ao Velho Testamento.

Mateus 21:42 - Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras:A pedra, que os edificadores rejeitaram,essa foi posta por cabeça do ângulo;pelo Senhor foi feito isto,E é maravilhoso aos nossos olhos?

Mateus 22:29 - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

Lucas 4:21 - Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Lucas 24:44 - Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Atos 7:38 - Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

Romanos 1:2 - O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,

Romanos 15:4 - Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.

I Coríntios 9:10 - Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?

II Timóteo 4:13 - Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.

II Pedro 1: 20-21 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Muitos homens foram usados por Deus em todos os tempos.
Entre o Velho e o Novo Testamento aconteceu o " Silencio do Senhor" ou " Silencio Profético", foi o período Inter testamentário ou inter bíblico . 

Foi o intervalo de tempo que houve entre o livro de Malaquias, que terminou com uma profecia prometendo o precursor do Messias e o Evangelho de Mateus que a cumpriu. Durou 400 anos.

O cuidado com os livros sagrados eram muitos, os escribas cuidavam que o pergaminho fosse preparado com peles de animais limpos, preparados somente por judeus, sendo as folhas unidas por fios feito de pele de animais limpos.

A tinta era especialmente preparada. O escriba não podia escrever uma só palavra de memória, tinha de pronunciar em voz alta cada palavra antes de escrever.

Limpava a pena com muito cuidado e reverencia antes de escrever o nome de Deus.

As letras e palavras eram contadas. Um erro numa folha inutilizava-a, três erros numa folha inutilizava todo o rolo.

O acesso das Escrituras para o povo foi facilitada com a invenção do papel pelos chineses e da presa por Gutemberg.

Livros Apócrifos - Que estão oculto, que não aparecem nas Escrituras.

Apócrifos no Antigo Testamento: Adão, Enoque, Lameque, Os doze patriarcas, A Oração de José, Eldade e Medade, Testamento de Moisés, A ascensão de Elias, O apocalipse de Sofonias, O apocalipse de Zacarias, o apocalipse de Esdras, História de João Hircano, Apocalipse de Baruque, O livro dos jubileus, Livro de lendas e mágicas, Epístolas de Jeremias e os Livros sibilinos. 

Apócrifos no Novo Testamento: Itinerário de Paulo, Itinerário de Pedro, Itinerário de João,, Itinerário de Tomé, Didaché, I e II Epístola de Clemente, Epístola de Inácio, Epístola de Policarpo, Epístola de Hermas, Evangelho segundo Tomé, História de Tiago, O Apocalipse de Pedro, Itinerário e Ensino dos Apóstolos, cartas de Barnabé, Atos de Paulo, O Apocalipse de Paulo, Didascália de Inácio, Didascália de Policargo, Evangelho Segundo Barnabé,, Evangelho dos Hebreus.

Nenhum comentário: