Isaías

Bíblia, Livro, Aberto, Escrituras

O nome Isaías significa O Senhor Salva
Isaías 61:1 - O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas novas a todos os quebrantados. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, proclamar a libertação dos cativos e libertar os algemados. 

  • Profeta -  Ministério profético
  • Viveu após a morte do rei Salomão , em 931 a.C - no período do Reino Dividido
  • Seu chamado profético ocorreu após a morte do rei Uzias
  • Casado - apresenta a esposa como a profetiza Is 8:3
  • Tiveram dois filhos Sear-Jasube e Maher - Shalal - Hash -Baz
  • Provavelmente de um nível sócio econômico alto, teve ótima educação
  • Seu ministério teve aproximadamente 40 anos de 740 a.C a 701 a.C
  • Profetas Oséias e Miquéias foram seus contemporâneos
  • Deus o inspirou a escrever um dos livros mais longos da Bíblia
  • Deus elege o livro de Isaías para registrar algumas  profecias sobre Jesus no A.T.

Reis -
Rei Uzias, do Reino de Judá, Uzias, cujo nome significa o Senhor é minha força, seu reino foi um reflexo de seu nome, tornou-se rei aos 16 anos e governou até os 52 anos.
Conduziu Judá nos seus melhores tempos econômicos e militares, o pecado do orgulho se tornou sua ruína II Cr 26:16-23. Usurpou o papel dos sacerdotes e queimou incenso no lugar santo dentro do Templo de Deus, como castigo ficou leproso, morreu solitário,após um reinado trágico.
Rei Jotão , filho de Uzias, fez o que era agradável ao Senhor, porém permitiu a idolatria entre o povo que adoravam Baal e Aserá, em altares. Jotão permitiu a existência de altares em Judá.
Jotão era fiel ao Senhor, mas não exigiu respeito ao único Deus.
Rei Acaz, filho de Jotão, assumiu o reino de Judá após a morte de seu pai, fez o que não agradava a Deus, fez ídolos, adorou a Baal, sacrificou nos altares, maldoso, chegou a sacrificar seu próprios filhos, II Crônicas 28:3 - ( Maldição hereditária, seu pai Jotão, não teve coragem de remover estes altares, e ali, pecou seu filho Acaz)
Rei Ezequias, filho de Acaz, diferente de seu pai, Ezequias tinha temor ao Senhor, destruiu os altares pagãos, promoveu a reforma e a restauração do povo de Deus, quando o rei da Assíria, Senaquiribe, invadiu Judá e sitiou cidades, insultaram o Deus de Israel, dizendo ao povo que Deus não os salvaria (II Crônicas 32) Mas vimos em II Crônicas 32:20 que o profeta Isaías e e o rei Ezequias oraram e  clamaram ao céu e lemos no versículo 21, que o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de modo que que este se retirou envergonhado de sua terra. Em Isaías 38, Deus disse que Ezequias ia morrer, o rei então voltou sua face para a parede e clamou ao Senhor, em resposta Deus lhe acrescentou mais quinze anos de vida; Emissários da então insignificante Babilônia, foram congratular com o rei Ezequias por seu restabelecimento e este num arroubo do pecado do orgulho e da arrogância ridículos, mostra a estes babilônicos todos os tesouros da cidade ( mais tarde, a Babilônia levaria Judá ao cativeiro) Ezequias baixou a guarda para conquistar pessoas sem Deus.

Devemos ser livres em Cristo, derrubar "nossos altares" do orgulho, idolatria, incredulidade, legalismo.

Nos capítulos de 1 a 35 de Isaías pregava sobre a rebelião do povo de Deus e a ameaça dos assírios contra Judá e Jerusalém. A Assíria tomou  o Reino Norte em 722 a. C.
Nos capítulos 36 a 39 de Isaías registra a derrota da Assíria pelo Reino do Sul, quando o rei Ezequias reagiu ao ataque de Senaqueribe, orando ao Senhor.
Isaías também registrou a doença de Ezequias, sua luta contra o orgulho e ascensão da Babilônia
Nos capítulos de 40 a 66 de Isaías fala do tempo em que o cativeiro chegaria ao fim, Israel seria confrontado por Deus e teria seu propósito restaurado.
Dos capítulos 40 a 66 inicia o tempo em que o cativeiro chega ao fim, depois de denunciar os pecados do povo, as punições, Deus em Is 40:1 - Consolem, consolem o meu povo, diz o Deus de vocês. E no v. 2 diz: Encorajem a Jerusalém. 
Deus é fiel, quando nos corrige, é compassivo e também nos conforta e encoraja.

Isaías 61:1-4
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.
E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.


Deus se importa conosco, sempre Ele tem a melhor solução.
Tão certo como o sol nasce toda manhã, Deus continuará oferecendo a libertação aos seus filhos.
E Deus continua sempre, hoje com as mesmas palavras libertadoras que aplicou aos israelitas aplicando hoje para nós, Ele olha de seu santuário, nos ouve e ajuda.

Deus cumpre Isaías 61:1-4 em Jesus Cristo, que tem o poder do Espírito Santo.
Espírito Santo exerce importantíssimo papel na liberdade que Cristo nos dá.
II Coríntios 2:17"onde está o espírito do Senhor, ali há liberdade"

O ministério de Jesus é um ministério de coração,   enviou-me a restaurar os contritos de coração, Jesus veio para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar as boas novas aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, consolar os tristes, dar uma bela coroa invés de cinzas,o óleo da alegria invés do pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido.
II Pedro 3:9-  O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

  • Jesus veio para libertar os cativos de toda e qualquer prisão;
  • Jesus cuida dos que estão com coração quebrantado, seja qual for o motivo;
  • Jesus dá visão aos cegos.
Devemos crescer no conhecimento da palavra do Senhor, usar as armas que o Senhor.
Guardemos a Palavra do Senhor no coração.
Benefícios para andarmos com o Senhor:

  1. Conhecer e crer em Deus
  2. Glorificar a Deus
  3. Satisfazer-se em Deus
  4. Ter paz em Deus
  5. Descansar em Deus
  6. Sentir a presença de Deus
Obstáculos que nos afastam de Deus: incredulidade ( impede de crer em Deus), orgulho ( impede de glorificar a Deus), idolatria ( impede de nos satisfazermos em Deus), falta de oração ( impede a intimidade com Deus), legalismo ( trás a tristeza ao coração, esfriamento com Deus)

Isaías 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Isaías 64:4 - Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.

I Coríntios 2:9- Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam.

Este versículos mostram que Deus preocupa-se conosco, nos escolheu, fomos escolhidos pelo Senhor., deseja relacionar-se conosco intimamente, com familiaridade através da Salvação, dada por amor gratuito de Jesus Cristo, através de seu sacrifício na cruz.

João 8:36 -Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
Jesus cuidou de tudo na cruz, temos que reconhecer que somos pecadores, necessitamos de um salvador; Jesus Cristo é o Filho de Deus, somente Ele pode nos salvar, crer que Jesus morreu na cruz por nossos pecados, Ele morreu em nosso lugar, devemos entregar nossa vida a Ele e pedir que seja nosso Salvador e Senhor.

Isaías 43:10 Deus nos diz que deseja nos conhecer e também relacionar-se conosco, que o conheçamos e creiamos nEle. Com firmeza, persistindo, confiando em Deus e Jesus, desenvolvendo um nível de confiança em Deus, num passo de fé e entrega crer no Deus Pai, invisível, real e que nos ama, esta fé torna-se real através da experiência de andar com Ele, falar com Ele e ver seu agir em nossa vida, conhecemos Deus caminhando com Ele dia a dia, em todo hora e tempo.

Conhecer a Deus e crêr nEle
Para crer que Deus é o único Senhor, único Deus e nas coisas que Ele diz, temos que pela fé, vencer a incredulidade.
No A.T, em Gênesis 15:6 - Abrãao creu no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça.
Mc 9:21-24 - Jesus disse tudo é possível ao que crê, e o pai do menino endemoniado disse" creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade".

A fé é indispensável para conhecer a Deus e ter intimidade com Ele. O estudo das Escrituras nos revela Deus e aumenta nossa fé.
A vontade de Deus é que o conheçamos e creiamos nele, que o glorifiquemos e nos satisfaçamos no Senhor,sintamos a paz e nos deleitamos no Pai Celestial.
Deus quanto mais o conhecemos, mais cremos nEle.

Glorificar a Deus
A glória de Deus ultrapassa toda a nossa compreensão.
Deus é glorificada quando qualquer pessoa reflete a grandeza e o poder de Deus em sua vida, através de quem vive uma vida que glorifica a Deus.

Isaías 43:7 - "todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz".

Isaías 6:3 os serafins da sala do trono proclamam que toda a terra está cheia de sua glória.

Moisés e Arão estiveram frente a glória de Deus e se prostaram com o rosto no chão. Nm 20:6

Salmos 191 afirma "Os céus declaram a glória de Deus, o firmamento proclama a obra de suas mãos"

Salmos 29:9 - "A voz do Senhor retorce os carvalhos e despe as florestas. E no seu templo todos clamam: 'Glória".

A glória do Senhor reflete o Senhor, faz parte de quem Deus é.

No Antigo Testamento a palavra em hebraico para glória é kavodh, que significa peso, honra, estima.
A palavra Kacodh provém do termo kavedh que quer dizer "ser reconhecido", demonstrar grandeza ou poder próprios.

A glória de Deus demonstra seu poder. No Novo Testamento João 1:14 diz que Jesus demonstra  a glória de Deus: "Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade."

A palavra glória em grego é doxa, trata-se da verdadeira compreensão de Deus ou das coisas. A glória de Deus deve necessariamente traduzir sua essência imutável, glorificar a Deus é reconhecer plenamente o valor que Ele tem. Isaías 43:7 - "todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz"
Deus quer que o reconhecemos e Deus quer se fazer reconhecer através de nossa vida.

I CO 10:31 - Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.

  • Fomos criados para a glória de Deus;
  • Refletimos a glória de Deus através do Espírito Santos que habita em nós

Deus nos convida a satisfazermos-nos nEle
Isaías 55:1-2 -  Ó vó, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
 Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.

Isaías diz que Deus quer nos satisfazer plenamente, suficientemente, para tal devemos permitir que Cristo preencha todos os espaços de nossa vida, através de Jesus podemos ser plenos e completos, temos uma alma plena, quando é preenchida por Jesus.

A autora Beth Moore em seu livro "A oração de liberta", p.55, afirma que a enorme diferença entre a salvação do pecado e a satisfação da alma. A salvação garante eternidade à nossa vida; a satisfação da alma garante a vida abundante na terra".

Isaías fala da paz que Deus nos dá.
Toda vez que o povo saía do cativeiro e voltava-se ao Senhor com sinceridade.
Com caráter messiânico Isaías fala da paz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

Em Jesus temos a verdadeira paz:
Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Quando confiamos inteiramente no Senhor e nos rendemos à sua soberania divina, confiando inteiramente em Deus, somos invadidos pela verdadeira paz que transcende todo e qualquer entendimento.

Devemos ser obedientes e confiar no Senhor.
Isaías 48:17-22 -  Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar.
Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!
Também a tua descendência seria como a areia, e os que procedem das tuas entranhas como os seus grãos; o seu nome nunca seria cortado nem destruído de diante de mim.
Saí de babilônia, fugi de entre os caldeus. E anunciai com voz de júbilo, fazei ouvir isso, e levai-o até ao fim da terra; dizei: O SENHOR remiu a seu servo Jacó.
E não tinham sede, quando os levava pelos desertos; fez-lhes correr água da rocha; fendeu a rocha, e as águas correram.
Mas os ímpios não têm paz, diz o Senhor.

A obediência ao Senhor proporciona a paz de um rio, a justiça  como as ondas do mar, o caminho do Senhor é seguro

O Senhor está conosco, porque Ele prometeu.
Isaías 43:2-3 - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar.

Deus promete estar sempre conosco, nas dificuldades, ao passar pelas águas ou pelo fogo.

Satisfação em Deus
Encontrar satisfação em Deus, o Senhor deseja que Ele seja nossa satisfação.
Isaías 55:6 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

Orar 
Sempre a oração, é a chave, fizemos tudo, e oramos pouco. Estudamos a Bíblia, frequentamos a igreja, interagimos com os irmãos, nos edificamos e oramos...
Para ter uma vida com poder é necessário oração.
Em Efésios 1, Paulo, faz uma lista de bençãos que podemos receber por meio da oração, ele orou para que seus filhos na fé recebessem o "espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele"(v.17)
Paulo, orou para que Deus abrisse os olhos do coração daquelas pessoas de maneira que pudessem conhecer "a esperança para qual ele os chamou, as riquezas da gloriosas herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força (v 18-19)

Jesus veio para nos libertar, veio libertar os cativos, deseja cortar laços que amarram nossa vida, devemos andar com Cristo passo a passo em nossa jornada para recebermos proteção, poder e intimidade com Deus. A oração é que faz este processo acontecer.










Nenhum comentário: