
Jesus registra a vontade do Pai de que sua casa se enchesse, mesmo de pessoas que a princípio não desejassem estar ali, por isso no Evangelho Paulo recomenda a Timóteo que a aplicasse a tempo a todos os homens.
Lucas 14:15-24 - E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.
Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.
E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.
E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.
E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.
E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.
E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia.
Romanos 16:25 - Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto.
Como é descrita a igreja:
A igreja é um ajuntamento de pessoas, com diferentes dons, segundo o querer e efetuar de Deus, na composição de um organismo vivo e abrangente, que representa a divisão, a multiplicação dos membros do corpo de Cristo, e daí a razão de seu mais ilustre título: O corpo de Cristo.
Jesus falou pela primeira vez que a igreja seria o corpo “partido” de Cristo, quando assentado com os discípulos, ao delegar trabalho aos seus discípulos Jesus ordenou que fizessem tudo como Ele ordenara fazer.
O corpo não é um grupo de pessoas que herdaram apenas tarefas, mas também poder para cumpri-las e sem perder a harmonia estruturada do conjunto pois se desqualifica como corpo, deixando de ser um organismo, para ser um organismo, para ser meramente uma organização.
Títulos atribuídos à Igreja e o Corpo de Cristo:
· Família do Senhor
· Comunhão dos crentes
· Rebanho do senhor
· Senhor dos exércitos
· A escola de Deus
· Igreja como servo ou despenhadeiro
Efésios 4:16 - Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Podemos declarar que a igreja é um ajuntamento de pessoas, com diferentes dons, segundo o querer e o efetuar de Deus, na composição de um organismo vivo e abrangente, que representa pela divisão, a multiplicação dos membros do corpo físico de Cristo, e daí a razão de seu mais ilustre título: O corpo de Cristo.
Atos 2:41-47 - Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.
Efésios 4:7-8 - E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. Por isso é que foi dito: “Quando ele subiu em triunfo às alturas, levou cativos muitos prisioneiros, e deu dons aos homens”
Efésios 2:19 – Já não são estrangeiros, nem hospedes, mas concidadãos do povo de Deus e membros da família de Deus.
I Pedro 2:9-10 – Mas vos sois a geração eleita, o real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
João 10:16 – Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
I Coríntios 12:12-27 – Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?
Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários;
E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
Efésios 2:19-22 – Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Efésios 5:25-27 – Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Romanos 12: 3-5 - Como mensageiro de Deus, dou a cada um de vocês esta advertência: Sejam honestos na avaliação que fazem de si próprios. Que as vossas capacidades de julgar sejam temperadas, dirigidas pela própria fé que Deus vos deu . Porque assim como o nosso corpo é formado de várias partes, e cada uma tem uma função própria, o mesmo acontece com o corpo de Cristo. Nós somos todos partes dele, e cada um de nós tem uma função diferente a executar. Por isso também precisamos uns dos outros, e uns aos outros nos pertencemos.
II Coríntios 9:2 – Conheço a boa vontade de vocês e por causa dela me orgulho de vocês junto aos macedônios, digo-lhes: “ A Acaia está preparada desde o ano passado. E o zelo de vocês tem servido de estímulo para a maioria das igrejas.
Hebreus 10:24 – tenhamos consideração uns com os outros, para nos estimular no amor e nas boas obras.
Deus fala com a igreja:
Mateus 18:17 – E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Atos 5:11- E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
Atos 20: 17-28 – E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.
E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
I Coríntios 4:17 – Por esta causa vos mandei Timóteo, que é meu filho amado, e fiel no Senhor, o qual vos lembrará os meus caminhos em Cristo, como por toda a parte ensino em cada igreja.
A igreja formada por pessoas que creram que Jesus Cristo é o senhor e Salvador de suas vidas e reúnem-se para prestar culto a Deus; pessoas que observam as ordenanças de Jesus, meditarem nos ensinamentos da Bíblia para edificação mutua e para a pregação do evangelho.
Atos 2:41-42 – De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 1:8 – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
João 13:34-35 – Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
I Tessalonicenses 1:6-8 – E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.
Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
Mateus 18:20 – Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:15-17 – Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
A instituição igreja, segundo as Escrituras tem suas com lideranças, que deve ser formada por pessoas tementes a Deus e comprometidas com Palavra de Deus.
Tito 1:5-9 – Por esta causa te deixei em Creta, para que pusessem em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;
Mateus 16:18 – Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Colossenses 1:18 – E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Hebreus 12:22-24 – Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;
E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel. Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus;
Efésios 1: 22-23 – E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
No Novo Testamento a palavra igreja aparece como reunião dos remidos de todos os tempos, estabelecida por Jesus Cristo e sobre Ele edificada, constituindo-se no corpo espiritual do Senhor, do qual Ele mesmo é a cabeça.
I Timóteo 3:1-13 – Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;
Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
O cristão deve frequentar a igreja
Lucas 4:16 – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
Hebreus 10:24-25 – E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
Estar na igreja para adorar o Senhor
Salmos 46:10 – Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.
Salmos 100:4 – Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.
João 4:23-24 – Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Uma das manutenções do corpo, incentivada pelas Escrituras é que os cristãos pratiquem o que o apóstolo diz aos hebreus em:
Hebreus 12:1 - ...estamos rodeados dessa grande nuvem de testemunhas. Deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra a nós. Corramos com perseverança na corrida.
Desta forma devemos estimular-nos mutuamente e a crescer diariamente na presença do Senhor.
Deus opera de forma trina em seu povo: Espirito Santo estimula a igreja a buscar o Pai através e em nome de seu filho Jesus. A igreja é como uma célula dentro de um corpo, em conjunto com tanto milhares forma o todo, mas é tratada individualmente.
O “ contato imediato” entre uma pessoa e a realidade do corpo de Cristo ocorre na maioria das vezes no âmbito da igreja local. Nela experimentamos o grande milagre da transformação individual e o milagre da conjugação e integração na comunidade através dos diferentes dons concedidos por Jesus Cristo.
Efésios 4:7-8 Contudo, ele deu a cada um de nós um dom especial de acordo com a generosidade de Cristo. É o que dizem as Escrituras: Tendo subido ao céu, levou consigo os que estavam cativos, e deu dons aos homens.
Os crentes se mantem juntos por reconhecerem nas semelhantes, pessoas semelhantes a si, cuidados, fervor, despertamento e ansiedades, bem como fé, comunhão no Espírito Santo e no amor de Deus.
Os dois instrumentos da manutenção do corpo são: cooperação mútua, onde os cristãos estimulam-se mutuamente a perseverar e a crescer diariamente na presença do Senhor.
E a comunhão com Deus : o próprio Jesus declarou que toda a Lei e os profetas dependiam de dois grandes mandamentos, dos quais o principal é:... Amarás o Senhor teu Deus, de todo coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento... e o segundo é: ...Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
A intervenção trina de Deus no meio dos cristãos acontece que Ele age de forma uniforme, mas através de três autoridades: O Espírito Santo estimula a Igreja a buscar o Pai através e em nome do Filho.
A igreja é composta por aqueles que passaram pela conversão real a Deus.
Quando alguém nasce em Cristo, além de seu ingresso na igreja local, todos adentrarão o Reino de Deus, recolhidos pelos quatro ventos, de todas as tribos, línguas e nações no dia do arrebatamento.
O maior objetivo da igreja de Cristo é crescer e multiplicar-se até que seu Senhor venha, pois como está registrado nas Escrituras, a grande comissão não foi atribuída a uma igreja local em particular, mas à Igreja do Senhor em todo o mundo.
Lembremo-nos dos cinco livros do Novo Testamento intitulados “Epistola Universal”, que significam carta apostólica à Igreja de Cristo em todo o mundo.
A Epístola Universal pode dizer-se que é a de completar a doutrina do Novo Testamento, onde Paulo apresenta o Cristianismo principalmente aos gentios, enquanto Tiago o apresenta para os judeus; Pedro apresenta uma ponte entre Paulo e Tiago; e João, em suas Epístolas, dá o aspecto universal do Cristianismo. Paulo pode ser considerado como um apóstolo da fé; Tiago, como o apóstolo das obras; Pedro como o apóstolo da esperança; João, como o apóstolo do amor; e Judas, como o apóstolo da defesa da fé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário