As sete dispensações


Rosas, Rosas Nobres, Cesta, Árvore, Ramo
As Sete Dispensações

O que são “dispensações”? Seria um conceito de tempo.
É um período de tempo em que o homem é provado com respeito a sua obediência a Deus e alguma revelação especifica que Deus lhe ordenou.

DISPENSAÇÃO é conceito de doutrina originalmente elaborada por John N. Darby (1800 - 1882), líder dos Irmãos Plymouth e firmou-se por C. I. Scofield a partir de 1909 com a publicação da Bíblia de Referência de Scofield, segundo a qual a atividade de Deus na História acha-se dividida em sete dispensações. É como Deus fala com o homem em determinado período de tempo, (revelação de Deus para o homem)

Neste período de tempo o homem é testado em relação a obediência a determinados fatos estabelecidos por Deus.

Hoje vivemos na DISPENSAÇÃO da graça "Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus". (Ef 3:2).

Vivemos o tempo da Graça.
As Sete Dispensações
1- Dispensação da Inocência – A Aliança Adâmica

Deus relaciona-se com o homem através de alianças. Se quisermos conhecer o plano e a natureza de Deus, precisamos conhecer suas alianças.

Uma aliança então é um acordo, um contrato entre duas partes que em geral é ratificado com o derramamento de sangue de um animal. A violação de uma aliança significa morte para quem a quebra. Isto é simbolizado pela morte do animal cujo sangue é usado para a ratificação.

Aliança na Bíblia são condições pelas quais Deus promete andar com seu povo.

O homem e a mulher estavam no Éden, Deus era muito próximo a eles, passeava no jardim. A mulher caiu pelo orgulho, o homem deliberadamente. Deus restaurou suas criaturas pecaminosas, mas a dispensação da inocência terminou e o juízo foi a expulsão do casal do Éden.

Há 08 alianças principais na Bíblia, mais aquela que consuma tudo. Oito delas foram feitas entre Deus e os homens, a 9 ª foi estabelecida no céu:

1) Aliança Edênica: Gn.1 e 2; 2:16 – aliança feita antes da queda.

Gênesis 1 - No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Gênesis 2 - Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates. E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.

Gênesis 2:16 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

2) Aliança Adâmica: feita depois da queda. Envolve o julgamento do pecado e a redenção do homem. O pecado não pegou Deus de surpresa. Essa aliança aponta para a vinda da redenção messiânica.

Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.


3) Aliança Noética: A humanidade está perdida e perversa, Deus só encontra um homem justo, e estabelece uma aliança com ele e com toda a criação – Aí Deus muda as línguas porque o pecado prevaleceu na raça humana; mas Deus nunca largará o Seu trabalho de ter comunhão com o homem.

Gênesis 6-9 – Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Gênesis 9:16 - E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.

4) Aliança Abraâmica: Abraão é o pai da nação de Israel e é a figura principal que envolve sua semente tanto física como espiritual na aliança. Inclui a vida dos crentes, tanto gentios como judeus.

Gênesis 12:2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Gênesis 22 - E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.
Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz. Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão. Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã, E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel. E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão. E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

5) Aliança Mosaica: Povo de Israel. É feita estritamente com a casa de Israel.
Êxodo 19:5 - Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Êxodo 40 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.
E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo. Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação. E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água.
Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo. Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo. Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás. Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.E vestirás a Arão as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unção lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas gerações. E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez. Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo. Moisés levantou o tabernáculo, e pôs as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
E estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pôs a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o Senhor ordenara a Moisés. Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca.E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o Senhor ordenara a Moisés. pôs também a mesa na tenda da congregação, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu, E sobre ela pôs em ordem o pão perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés. pôs também na tenda da congregação o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,E acendeu as lâmpadas perante o Senhor, como o Senhor ordenara a Moisés. E pôs o altar de ouro na tenda da congregação, diante do véu, E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o Senhor ordenara a Moisés. Pendurou também a cortina da porta do tabernáculo,E pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o Senhor ordenara a Moisés. Pôs também a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela pôs água para lavar. E Moisés, e Arão e seus filhos nela lavaram as suas mãos e os seus pés.
Quando entravam na tenda da congregação, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o Senhor ordenara a Moisés.Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar, e pendurou a cortina da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo; De maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo.
Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.Se a nuvem, porém, não se levantava, não caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse; Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

6) Aliança Palestiniana: Feita com a casa de Israel novamente. Nós somos a primeira geração em 2 mil anos a ver isso sem traves ou barreiras.
Deuteronômio - 30:3 - Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.

Deuteronômio 27- E deram ordem, Moisés e os anciãos, ao povo de Israel, dizendo: Guardai todos estes mandamentos que hoje vos ordeno; Será, pois, que, no dia em que passares o Jordão à terra que te der o Senhor teu Deus, levantar-te-ás umas pedras grandes, e as caiarás.
E, havendo-o passado, escreverás nelas todas as palavras desta lei, para entrares na terra que te der o Senhor teu Deus, terra que mana leite e mel, como te falou o Senhor Deus de teus pais.
Será, pois, que, quando houveres passado o Jordão, levantareis estas pedras, que hoje vos ordeno, no monte Ebal, e as caiarás.
E ali edificarás um altar ao Senhor teu Deus, um altar de pedras; não alçarás instrumento de ferro sobre elas. De pedras brutas edificarás o altar do Senhor teu Deus; e sobre ele oferecerás holocaustos ao Senhor teu Deus. Também sacrificarás ofertas pacíficas, e ali comerás perante o Senhor teu Deus, e te alegrarás. E naquelas pedras escreverás todas as palavras desta lei, exprimindo-as nitidamente.
Falou mais Moisés, juntamente com os sacerdotes levitas, a todo o Israel, dizendo: Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje vieste a ser povo do Senhor teu Deus.
Portanto obedecerás à voz do Senhor teu Deus, e cumprirás os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje te ordeno. E Moisés deu ordem naquele dia ao povo, dizendo:
Quando houverdes passado o Jordão, estes estarão sobre o monte Gerizim, para abençoarem o povo: Simeão, e Levi, e Judá, e Issacar, e José, e Benjamim;
E estes estarão sobre o monte Ebal para amaldiçoar: Rúben, Gade, e Aser, e Zebulom, Dã e Naftali.
E os levitas testificarão a todo o povo de Israel em alta voz, e dirão:
Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.
Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que remover os limites do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que fizer que o cego erre de caminho. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com a mulher de seu pai, porquanto descobriu a nudez de seu pai. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com algum animal. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe. E todo o povo dirá: Amém. Maldito aquele que se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que ferir ao seu próximo em oculto. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que aceitar suborno para ferir uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém.
Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo. E todo o povo dirá: Amém.

Deuteronômio 33 –Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei.
Na verdade ama os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras. Moisés nos deu a lei, como herança da congregação de Jacó. E foi rei em Jesurum, quando se congregaram os cabeças do povo com as tribos de Israel.
Viva Rúben, e não morra, e que os seus homens não sejam poucos.
E isto é o que disse de Judá: Ouve, ó Senhor, a voz de Judá, e introduze-o no seu povo; as suas mãos lhe bastem, e tu lhe sejas em ajuda contra os seus inimigos.
E de Levi disse: Teu Tumim e teu Urim são para o teu amado, que tu provaste em Massá, com quem contendeste junto às águas de Meribá. Aquele que disse a seu pai, e à sua mãe: Nunca os vi; e não conheceu a seus irmãos, e não estimou a seus filhos; pois guardaram a tua palavra e observaram a tua aliança. Ensinaram os teus juízos a Jacó, e a tua lei a Israel; puseram incenso no teu nariz, e o holocausto sobre o teu altar. Abençoa o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos; fere os lombos dos que se levantam contra ele e o odeiam, para que nunca mais se levantem.
E de Benjamim disse: O amado do Senhor habitará seguro com ele; todo o dia o cobrirá, e morará entre os seus ombros. E de José disse: Bendita do Senhor seja a sua terra, com o mais excelente dos céus, com o orvalho e com o abismo que jaz abaixo.
E com os mais excelentes frutos do sol, e com as mais excelentes produções das luas,
E com o mais excelente dos montes antigos, e com o mais excelente dos outeiros eternos.
E com o mais excelente da terra, e da sua plenitude, e com a benevolência daquele que habitava na sarça, venha sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos. Ele tem a glória do primogênito do seu touro, e os seus chifres são chifres de boi selvagem; com eles rechaçará todos os povos até às extremidades da terra; estes pois são os dez milhares de Efraim, e estes são os milhares de Manassés.
E de Zebulom disse: Zebulom, alegra-te nas tuas saídas; e tu, Issacar, nas tuas tendas.
Eles chamarão os povos ao monte; ali apresentarão ofertas de justiça, porque chuparão a abundância dos mares e os tesouros escondidos da areia.
E de Gade disse: Bendito aquele que faz dilatar a Gade; habita como a leoa, e despedaça o braço e o alto da cabeça. E se proveu da melhor parte, porquanto ali estava escondida a porção do legislador; por isso veio com os chefes do povo, executou a justiça do Senhor e os seus juízos para com Israel.
E de Dã disse: Dã é cria de leão; que salta de Basã.
E de Naftali disse: Farta-te, ó Naftali, da benevolência, e enche-te da bênção do Senhor; possui o ocidente e o sul. E de Aser disse: Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos, e banhe em azeite o seu pé. Seja de ferro e de metal o teu calçado; e a tua força seja como os teus dias.
Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens. O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.
Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho. Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.

7) Aliança Davídica: Envolve Davi, sua semente física e espiritual. Davi criou um sistema de 24 horas por dia em Israel só de adoração – Tabernáculo de Davi. YEHOSHUA HAMASHIACH (hebraico) = Jesus, o Messias.
II Samuel 7- E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo:
Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação?
Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel.
E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.
Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre. Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.
Então entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor DEUS, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?
E ainda foi isto pouco aos teus olhos, Senhor DEUS, senão que também falaste da casa de teu servo para tempos distantes; é este o procedimento dos homens, ó Senhor DEUS?
E que mais te pode dizer ainda Davi? Pois tu conheces bem a teu servo, ó Senhor DEUS.
Por causa da tua palavra, e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza; fazendo-a saber a teu servo. Portanto, grandioso és, ó Senhor Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.
E quem há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem Deus foi resgatar para seu povo, para fazer-te nome, e para fazer-vos estas grandes e terríveis coisas à tua terra, diante do teu povo, que tu resgataste do Egito, desterrando as nações e a seus deuses?
E confirmaste a teu povo Israel por teu povo para sempre, e tu, Senhor, te fizeste o seu Deus.
Agora, pois, ó Senhor Deus, esta palavra que falaste acerca de teu servo e acerca da sua casa, confirma-a para sempre, e faze como tens falado.
E engrandeça-se o teu nome para sempre, para que se diga: O Senhor dos Exércitos é Deus sobre Israel; e a casa de teu servo será confirmada diante de ti.
Pois tu, Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, revelaste aos ouvidos de teu servo, dizendo: Edificar-te-ei uma casa. Portanto o teu servo se animou para fazer-te esta oração.
Agora, pois, Senhor DEUS, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo.

Salmos 89 - As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.
Pois disse eu: A tua benignidade será edificada para sempre; tu confirmarás a tua fidelidade até nos céus, dizendo: Fiz uma aliança com o meu escolhido, e jurei ao meu servo Davi, dizendo:
A tua semente estabelecerei para sempre, e edificarei o teu trono de geração em geração. (Selá.)
E os céus louvarão as tuas maravilhas, ó Senhor, a tua fidelidade também na congregação dos santos.
Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor?
Deus é muito formidável na assembleia dos santos, e para ser reverenciado por todos os que o cercam. Ó Senhor Deus dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti?Tu dominas o ímpeto do mar; quando as suas ondas se levantam, tu as fazes aquietar.
Tu quebraste a Raabe como se fora ferida de morte; espalhaste os teus inimigos com o teu braço forte.
Teus são os céus, e tua é a terra; o mundo e a sua plenitude tu os fundaste.
O norte e o sul tu os criaste; Tabor e Hermom jubilam em teu nome.
Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra.
Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade irão adiante do teu rosto.
Bem-aventurado o povo que conhece o som alegre; andará, ó Senhor, na luz da tua face.
Em teu nome se alegrará todo o dia, e na tua justiça se exaltará.
Pois tu és a glória da sua força; e no teu favor será exaltado o nosso poder.
Porque o Senhor é a nossa defesa, e o Santo de Israel o nosso Rei.
Então falaste em visão ao teu santo, e disseste: Pus o socorro sobre um que é poderoso; exaltei a um eleito do povo. Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi,
Com o qual a minha mão ficará firme, e o meu braço o fortalecerá.
O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá.
E eu derrubarei os seus inimigos perante a sua face, e ferirei aos que o odeiam.
E a minha fidelidade e a minha benignidade estarão com ele; e em meu nome será exaltado o seu poder. Porei também a sua mão no mar, e a sua direita nos rios.
Ele me chamará, dizendo: Tu és meu pai, meu Deus, e a rocha da minha salvação.
Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra.
A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme,
E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu.
Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos,
Se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos,
Então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniqüidade com açoites.
Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade.
Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
Uma vez jurei pela minha santidade que não mentirei a Davi.
A sua semente durará para sempre, e o seu trono, como o sol diante de mim.
Será estabelecido para sempre como a lua e como uma testemunha fiel no céu. (Selá.)
Mas tu rejeitaste e aborreceste; tu te indignaste contra o teu ungido.
Abominaste a aliança do teu servo; profanaste a sua coroa, lançando-a por terra.
Derrubaste todos os seus muros; arruinaste as suas fortificações.
Todos os que passam pelo caminho o despojam; é um opróbrio para os seus vizinhos.
Exaltaste a destra dos seus adversários; fizeste com que todos os seus inimigos se regozijassem.
Também embotaste o fio da sua espada, e não o sustentaste na peleja.
Fizeste cessar a sua glória, e deitaste por terra o seu trono.
Abreviaste os dias da sua mocidade; cobriste-o de vergonha. (Selá.)
Até quando, Senhor? Acaso te esconderás para sempre? Arderá a tua ira como fogo?
Lembra-te de quão breves são os meus dias; por que criarias debalde todos os filhos dos homens?
Que homem há, que viva, e não veja a morte? Livrará ele a sua alma do poder da sepultura?
Senhor, onde estão as tuas antigas benignidades que juraste a Davi pela tua verdade?
Lembra-te, Senhor, do opróbrio dos teus servos; como eu trago no meu peito o opróbrio de todos os povos poderosos, Com o qual, Senhor, os teus inimigos têm difamado, com o qual têm difamado as pisadas do teu ungido. Bendito seja o Senhor para sempre. Amém, e Amém.

Salmos 132 - Lembra-te, SENHOR, de Davi, e de todas as suas aflições. Como jurou ao Senhor, e fez votos ao poderoso Deus de Jacó, dizendo: Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama, Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras,
Enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso Deus de Jacó. Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo do bosque. Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés. Levanta-te, Senhor, ao teu repouso, tu e a arca da tua força.
Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos. Por amor de Davi, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido. O Senhor jurou com verdade a Davi, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono. Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono. Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para a sua habitação, dizendo: Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei. Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados. Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer. Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa.

II Samuel 7:1-17 - E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o SENHOR lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, Disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em casa de cedro, e a arca de Deus mora dentro de cortinas. E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo. Porém sucedeu naquela mesma noite, que a palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai, e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas andei em tenda e em tabernáculo.
E em todo o lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei porventura alguma palavra a alguma das tribos de Israel, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses o soberano sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que foste, e destruí a teus inimigos diante de ti; e fiz grande o teu nome, como o nome dos grandes que há na terra.
E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja removido, e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
E desde o dia em que mandei que houvesse juízes sobre o meu povo Israel; a ti, porém, te dei descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que te fará casa.
Quando teus dias forem completos, e vieres a dormir com teus pais, então farei levantar depois de ti um dentre a tua descendência, o qual sairá das tuas entranhas, e estabelecerei o seu reino.
Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre.
Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens. Mas a minha benignidade não se apartará dele; como a tirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.
Conforme a todas estas palavras, e conforme a toda esta visão, assim falou Natã a Davi.

8) Nova Aliança: firmada em Jesus.
Hebreus 8:6 – Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.

9) Aliança Eterna: Feita na eternidade entre os conselhos da trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. É o Reino de Yehoshua com Sua Noiva, a Igreja, para toda a eternidade!

ALIANÇAS
Aliança Edênica
Aliança da criação
Alianças de Redenção
Adâmica, Noética, Abraâmica, Davídica,

Aliança Adâmica - Abrange a raça humana – dada a Adão
Aliança Noética  - Dada a Noé e a raça humana – aponta a Jesus
Aliança Abraâmica - Povo particular – Israel – aponta Jesus
Aliança Davídica - Vem da aliança Abraâmica é consumada em Jesus

Nova Aliança: Deus não desistiu do plano original.
Alianças exclusivas à casa de Israel:
* Mosaica: como povo da linhagem de Abraão
* Palestiniana: com a terra

A Aliança Abraâmica é caracterizada pela graça e é irrevogável. 
A Aliança Mosaica é a lei e é condicional.

Abraâmica: graça demanda fé;
Mosaica: lei demanda obras. Alianças revogáveis são firmadas pela lei.
* Aliança eterna: inclui todas as 8 trazendo da edênica à nova.

1ª Dispensação : Inocência

1ª Aliança: Aliança Edênica – Determina a vida e a Salvação do homem.

A aliança Edênica prepara o plano de Salvação do homem.

Participantes: A aliança Edênica foi firmada entre Deus e Adão, sendo este o representante de toda a raça humana. Assim, as ações de Adão são atribuídas a toda a humanidade. A aliança Edênica acontece no que é narrado nas sagradas Escrituras no Livro de Gênesis 1 e 2 – Esta aliança foi feita antes da queda.

O proposito da criação – Gênesis 1:1 - No princípio criou Deus o céu e a terra.
Isaías 45:18 - Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro.

Gênesis 1:1-19 - No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

A sabedoria de Deus.
Homem: coroa da criação.
O propósito de Deus para com o homem é um relacionamento de aliança, compartilhando tudo o que Ele é e tudo o que Ele tem.

Gênesis 1 :28-30 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Gênesis 2:15-17 - E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Oseias 6:7 - Mas eles transgrediram a aliança, como Adão; eles se portaram aleivosamente contra mim.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança para viver em comunhão e amizade com ele. Deus os visitava diariamente e conversava com eles no final da tarde, com hora definida para saber como fora seu dia
Como toda aliança, esta tinha suas clausulas:

· Propagar a raça e sujeitar a terra (Gn 1.28).Encher a terra com a raça humana.

· O homem deveria ser o representante de Deus na terra e dominá-la como instrumento dEle. O propósito de Deus era que o homem o expressasse pela sua imagem e o representasse pela sua autoridade. Sem estar na imagem de Deus, homem não pode expressá-lo e nem exercer sua autoridade. O homem subjugaria a terra.

· Dominar a criação animal.

· Podia alimentar-se de ervas e frutas (1.29,30; 2.16

· Cultivar e guardar o jardim (2.15). O trabalho fazia parte da ética humana mesmo antes da queda. Contudo, o trabalho era fácil e a terra produzia facilmente. Não era pesado e nem desagradável, mas uma atividade construtiva e prazerosa.

· Abster-se de comer um único fruto (2.17a). Esta era a única ordem proibitiva em toda a aliança Edênica. E era o ponto em que a obediência do homem seria testada. Ele era livre para comer de todas as árvores do jardim, exceto esta. Este era o único teste para ver como o homem responderia à vontade de Deus; era um teste do reconhecimento e da submissão humana à vontade do Criador. O homem não deveria presumir que, pelo fato de ter recebido autoridade sobre o reino animal, ele próprio era independente de Deus e isento da Lei divina. A pergunta era: "Será que o homem (como fez Satanás antes dele) irá rejeitar o direito de Deus de governar e irá declarar-se independente?"

· A penalidade pela desobediência: a morte (2.17b). O homem poderia escolher guardar ou não a aliança, mas a pena por não guardar seria a morte.

Efésios 1:10 - De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;

I Timóteo 2:14 - E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.

Gênesis 3:24 - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis 3:8 - E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

Gênesis 2:17 - Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O homem estava sendo testado por Deus e tinha seu livre-arbítrio.

Por sua misericórdia Deus expulsou Adão e Eva do jardim do jardim e proibiu a sua aproximação da árvores da vida, pois se tivessem comido desta arvore amargariam uma existência eterna, no triste estado em que se encontravam. Era preferível estarem sujeitos a morte física, pois a mesma serve para conduzir o homem a Cristo.

Em Gênesis 3:15 encontramos a primeira promessa de um Salvador.

Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Promessas se manifestam nos propósitos criadores de Deus.
Bênçãos da Aliança Edênica:
* 1a Bênção: homem à imagem de Deus. Entre o Éden e nós há uma distância, mas entre o Éden e nós há a nova aliança! É uma imagem espiritual, emocional e moral. Deus nos chama de volta.

Romanos 8:28-29 - E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Se no propósito original éramos semelhantes a Ele, agora somos semelhantes a Jesus.
Hebreus 1:3 - O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;

I Coríntios 15:45-49 - Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

II Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

II Coríntios 4: 1 - Por isso, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

Colossenses 3:10 - E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Segundo a imagem daquele que o criou. Está falando de hoje! Eu sou vestido de novo.
Deus está me transformando à imagem de Jesus mediante a ação do Seu Espírito em meu coração.
II Coríntios 3:18 - Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

*2a bênção: Frutificação física e espiritual – Gn.1:28 – Ao se reproduzir, o homem coopera com Deus, não só em corpo, mas em espírito e em alma.
Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Aspecto espiritual – Gn.5:1-3 Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados. E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.

Frutificação espiritual. Eu sou à imagem de Deus, eu vou crescer! O propósito de Deus é que sejamos frutíferos também em trazer outros a Jesus.

João 15:16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. E sermos abençoados.

Atos 9:31 – Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galileia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

3a bênção: Sujeitar a terra
Gênesis 1:28 - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Exercer autoridade, controle, domínio, implica em conquistar e proteger do inimigo. Satanás andava em derredor. Isso é a bênção da conquista.

Juízes 18:1 – Naqueles dias não havia rei em Israel; e nos mesmos dias a tribo dos danitas buscava para si herança para habitar; porquanto até àquele dia entre as tribos de Israel não lhe havia caído por sorte sua herança.

Deus quer que sejamos conquistadores!
Números 32: 22 -29 - E a terra esteja subjugada perante o Senhor; então voltareis e sereis inculpáveis perante o Senhor e perante Israel; e esta terra vos será por possessão perante o Senhor; E se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor; e sabei que o vosso pecado vos há de achar. Edificai cidades para as vossas crianças, e currais para as vossas ovelhas; e fazei o que saiu da vossa boca. Então falaram os filhos de Gade, e os filhos de Rúben a Moisés, dizendo: Como ordena meu senhor, assim farão teus servos.
As nossas crianças, as nossas mulheres, o nosso gado, e todos os nossos animais estarão aí nas cidades de Gileade. Mas os teus servos passarão, cada um armado para a guerra, a pelejar perante o SENHOR, como tem falado o meu senhor.
Então Moisés deu ordem acerca deles a Eleazar, o sacerdote, e a Josué filho de Num, e aos cabeças das casas dos pais das tribos dos filhos de Israel. E disse-lhes Moisés: Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben passarem convosco o Jordão, armado cada um para a guerra, perante o Senhor, e a terra estiver subjugada diante de vós, em possessão lhes dareis a terra de Gileade.

Aquilo que você subjuga torna-se sua possessão. Eu não sou vítima, sou vencedor!
Ezequiel 36:34 - E a terra assolada será lavrada, em lugar de estar assolada aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra assolada ficou como jardim do Éden: e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.

Romanos 16:20 - E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Satanás é o grande inimigo a ser subjugado.
Apocalipse 3:21 – Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

* 4ª benção Comer ervas e fruto. O sustento físico, Deus provê. No Éden haviam árvores que dão frutos que dão vida eterna.

Após o pecado Adão e Eva são expulsos do jardim para não as comerem. A comida verdadeira é fazer a vontade de Deus.
João 4:34 - Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.

Mateus 4: 4 - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

* 5a bênção: Lavrar a terra –
Gênesis 2:5 -15 E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.
E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

A maldição é a luta e a dor. Antes da queda não havia cansaço. Falta de trabalho é maldição.

II Tessalonicenses 3:10 - Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.

Provérbios 24:30-34 - Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, Eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução.
Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir,
Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado.

João 9:4 - Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

João 12:12 - No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,

Ao pecar, comer da árvore proibida o homem teve a morte espiritual.
Deuteronômio 30:19 –Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,

É uma escolha! Os que estão em cristo não há maldição. Embora não tivéssemos o mesmo pecado de Adão, estamos em Adão, por isso pecamos como Adão. Embora não estivéssemos no Calvário, obedecendo aos termos da aliança, estamos em Cristo, por isso temos vida em Cristo. Se lá houve a morte, aqui houve a vida.

Apocalipse 20 :14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

Deuteronômio 26 :18- 19 -E o Senhor hoje te declarou que tu lhe serás por seu próprio povo, como te tem dito, e que guardarás todos os seus mandamentos.
Para assim te exaltar sobre todas as nações que criou, para louvor, e para fama, e para glória, e para que sejas um povo santo ao Senhor teu Deus, como tem falado.

A aliança Edêmica deu-se com Sangue: O homem foi ferido e dele brotou a mulher –
Gênesis 2:18-25 - E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carncarne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.
Jesus Cristo foi ferido para que a Noiva ( a igreja) fosse gerada, houve sacrifício do Noivo. Deus não disse para Adão que o cortou, mas ele soube, foi cortado.

Ef.5:23-33 - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.
Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.
Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Neste contexto o Éden era o paraíso - Santuário: paraíso terreno = Éden (hebraico) – prazer. Esse santuário nos aguarda, não aqui, mas no céu. Na nova aliança, o caminho para a árvore da vida é livre. O propósito de Deus é levar-nos ao paraíso.

SELO: A árvore da vida! Para lembrar ao homem que ele foi escolhido, criado para viver. A árvore da vida permanece como sinal. Gn.2:17 – Memorial eterno. – Gn.3:22-24; Jo.5:56-58 – A vida está em Jesus! 1a Jo.5:11; Ap.2:7 – O propósito de Deus não é frustrado.
Esta aliança foi feita antes do pecado no Éden. Deus mostra seu propósito eterno para com o homem, que deveria exercer obediência e fé. Na nova aliança é restaurado tudo o que foi perdido na aliança edênica.

Resumo:
Satanás apareceu no jardim do éden como uma criatura caída. Isso mostra que o homem não foi criado em um universo perfeito, pois o pecado já estava presente. Embora não presente no homem, mas presente em Satanás. Ele fez seu trabalho de tentar Eva nas mesmas áreas descritas em I João 2.16:

I João 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.

"Concupiscência da carne"
"A Concupiscência dos olhos"
"A Soberba da vida"

Genesis 3.6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

"Vendo a mulher que a árvore era boa para ser comer"
"Agradável aos olhos"
"Árvore desejável para dar entendimento"

Ele cedeu à tentação e desobedeceu à única ordem negativa da aliança. Adão percebeu o que tinha acontecido e decidiu juntar-se à sua esposa em sua desobediência. A primeira reação deles foi tentar se esconder da presença de Deus o que apenas ilustrou a verdade de Gênesis 2.17. Naquele exato momento, o homem morreu espiritualmente e não poderia mais compartilhar a mesma comunhão com Deus. Com este ato, a aliança Edênica, sendo condicional, chegou ao fim. Na aliança Edênica vemos o propósito original de Deus para a humanidade. Embora não realizado naquele tempo por causa da queda, este propósito é o alvo imutável de Deus e será realizado.

2ª Dispensação : da CONSCIÊNCIA

2ª Aliança: Adâmica - Determina a vida do homem caído e marca as condições que prevalecerão até a época do Reino Eterno.

Salmos 90:9-10 - Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta O homem passou a conhecer o bem e o mal, expulso do Éden e foi amaldiçoado. A aliança Adâmica exige sacrifícios de purificação do homem para que se achegue a Deus. A aliança Adâmica é a primeira aliança redentiva.

Gênesis 3:14-19 - Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Deus e Adão estão envolvidos nesta aliança novamente. Adão é o representante de toda a raça humana. Assim, o julgamento de Adão, é o julgamento de toda a humanidade.
A primeira aliança foi quebrada e a segunda, agora, é bastante negativa.
A primeira foi quase toda positiva, cheia de luz, comunhão com Deus no Éden.
Havia apenas uma lei que, uma vez quebrada, trouxe a morte.

A segunda aliança foi repleta de coisas negativas , já que seu propósito era condicionar a vida do homem caído. Porém, apesar de tudo esta aliança tem algo muito importante que é a primeira promessa Do salvador.

A primeira aliança tinha uma lei com suas consequências de morte, mas a segunda tem a promessa da graça que viria solucionar o problema da lei e da morte. Deus se dirige individualmente à serpente, a Satanás, à Eva e a Adão.

Elementos da Aliança Adâmica: A mulher, o homem, Satanás, Serpente.

Serpente
Gênesis 3:14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

"Maldita és entre todos os animais". Todas as criaturas estão debaixo de maldição, mas há uma maldição especial sobre a serpente. "Rastejaras sobre o seu ventre" indica que, originalmente, a serpente andava numa posição ereta. "E comerás pó todos os dias da tua vida" Trata-se de uma expressão idiomática hebraica que significa ser amaldiçoado de modo especial.

Miqueias 7:17 – Lamberão o pó como serpente, como vermes da terra, tremendo, sairão dos seus esconderijos; com pavor virão ao Senhor nosso Deus, e terão medo de ti.

A maldição persistirá sobre a serpente mesmo no reino messiânico.

Isaías 65:25 - O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.

Aliança Adâmica determina que:

· Satanás através da serpente é amaldiçoado;

· A primeira promessa de um Salvador;

· A condição da mulher mudada em três sentidos: concepção multiplicada, maternidade ligada a dor, sujeição ao homem;

· A terra foi amaldiçoada;

· O inevitável cansaço humano;

· O trabalho antes leve no Éden foi mudado para laborioso serviço;

· A morte física decretada.

Resultados da queda:

· Quebra no relacionamento com Deus;

· Caráter corrompido;

· Domínio perdido;

· Descendência sob o pecado e a morte;

I Coríntios 15: 45-49 – Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual.O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

Como Adão caiu, seus filhos trazem a sua imagem. Jesus veio e nós trazemos Sua imagem. Ninguém tem maior amor do que Ele.
Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Esta é a primeira profecia com promessa de um Salvador, é conhecida como “protoevangelho” Ferir a serpente na cabeça é fatal, a ferida no calcanhar não é mortal, é uma referência ao sofrimento de Jesus como preparação para sua vitoriosa ressurreição.

Redimir o homem e julgar a Satanás. A semente percorrerá todas as alianças até formar-se homem. Deus pôs uma cerca entre nós e Satanás porque somos inimigos de Satanás, estamos contra ele.

Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Satanás
Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Haveria inimizade perpétua entre Satanás e a mulher.
Satanás feriria o "calcanhar" do Descendente da mulher, isto aconteceu na cruz. Mas o descendente da mulher esmagaria a cabeça de Satanás. Isto aconteceu inicialmente por ocasião da morte e ressurreição de Cristo

Hebreus 2:14-15 – visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.

Mas o esmagamento final de Satanás ocorrerá no futuro

Romanos 16:20 – E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.

Quando ele for lançado no lago de fogo.

Mulher (3.16). Haveria sofrimentos durante a gravidez e, em especial no momento de dar à luz. A mulher estaria em sujeição eu marido. Isto já era verdade antes da queda, mas o elemento novo é que é que ela teria um desejo de se rebelar conta essa sujeição e tentar governar sobre o marido. Por outro lado, a natureza caída do homem o levaria a abusar de sua autoridade sobre a mulher.

Homem (3.17-19). "Visto que atendeste a voz da rua mulher e comeste da árvore..." Adão é o representante de toda a raça humana; seu julgamento é o julgamento de toda a humanidade. É Adão, e não Eva, quem é responsabilizado pela condição humana. "Maldita é a terra por tua causa". O trabalho já havia sido introduzido na aliança Edênica. A diferença estaria na resposta da terra. Sob a aliança Edênica, a terra teria respondido facilmente quando lavrada. Sob a aliança Adâmica, haveria espinhos e evas daninhas. O trabalho agora era marcado por suor e fadiga. "E tu comerás a erva do campo" A dieta do homem continua vegetariana; não está claro se o mesmo é verdade para o reino animal. Os animais seriam usados na produção de laticínios, roupas e em sacrifícios, mas não na alimentação. "Até que tornes à terra... porque és pó, e ao pó tornarás". A morte física é introduzida. Sob a Aliança Adâmica, o homem fica condicionado a morrer. Até agora houve duas exceções a esta regra: Enoque e Elias.

Haverá outros no futuro por ocasião do arrebatamento.

As Palavras ou Promessas da Aliança – Muito embora a palavra “aliança” não seja especificamente mencionada aqui, a linguagem de Alianças é evidente.

A Aliança Adâmica foi feita após a entrada do pecado. É a Aliança mais abrangente de todas.
É uma aliança incondicional. Ela foi baseada na graça de Deus e envolvia as promessas de redenção para o homem e o esmagamento final da cabeça de Satanás (Gn 3:15).

O Sangue da Aliança – Gn 3:21 – Adão e Eva testemunharam a primeira morte substitucionária e o derramamento de sangue animal sacrificial.
Deus foi o Primeiro a derramar sangue. O inocente morreu pelo culpado.

Isto prefigurava o Plano de Redenção, do corpo partido e o sangue derramado do Cordeiro de Deus. Isto era sangue de aliança.

O Selo da Aliança Adâmica – Gn 3:21 – O Selo da Aliança com Adão e Eva foram as túnicas de peles. Eles se desfizeram da cobertura de folhas de figueiras e aceitaram as túnicas de peles – uma cobertura aceitável a Deus, fornecida através da morte de uma vítima. Estas túnicas de peles prefiguravam o Selo de uma retidão pela fé, que viria através de Cristo (Jo 1:29; Rm 4).

O conhecimento do bem e do mal corrompeu a inocência do homem e sua dependência e comunhão com Deus.
Este é o problema de todo o homem natural até hoje. Por cauda disto, Deus proibiu o homem de comer da árvore da vida a fim de não perpetuar seu estado caído (3.22-24). As duas árvores não podem alimentar o homem ao mesmo tempo. Se ele quiser comer da árvore do conhecimento do bem e do mal não pode ter vida. Se escolher o conhecimento, então terá que comer só desta árvore, e não da árvore da vida.

Promessas de maldição (termos):
Gn.3:14, 15 – O homem não sofre pessoalmente uma maldição. Há uma ênfase na fé e na maldição.Gn.3:15, 16, 20 – Chama a mulher de mãe dos viventes quando não se há viventes. Hb.11:6; Rm.14:23; Jo.16:8 – Apenas pela fé o homem experimentará a aliança.
Gn.3:21 – As vestes cobrem o pecado. Deus fez uma aliança com Adão. Abel fez um sacrifício; onde ele aprendeu? Com Adão! Adão foi perdoado porque foi coberto pelo cordeiro.
Gn.4:1 – Eva está voltada para Deus.
Gn.2-4 – Trazer ofertas para Deus é um costume que Adão e Eva introduziram. – Hb.11:4 – É prova de que Adão e Eva aceitaram a aliança. – 1a Jo.3:12

O sangue do cordeiro que cobriu Adão. Hb.10:1-12 – É um tipo de sacrifício. Cobria temporariamente, mas não mudava a natureza.
Vestes – peles de animais, que apontavam para a aliança. Chegaria um dia em que viria um homem que pisaria a cabeça da serpente e nos traria vestes de justiça.
Nada anulará o plano redentivo. De todos os seres que se relacionam com Deus, apenas o homem pode se reproduzir e se multiplicar, levando seu exemplo e influência.

3ª Dispensação : Do governo humano ou da Consciência

3ª Aliança: Noética
É o governo do homem pelo homem procurando obedecer a Deus.
No final da dispensação da consciência o homem estava em um estado em um estado de iniquidade desenfreada, totalmente carnais, com costumes e reputação, povo antediluviano.

O seu cálice de iniquidade encheu-se, porem o Noé, homem justo, avisava seus contemporâneos do que aconteceria, foram 720 anos de pregação.

Gênesis 6:6-8 - Então se arrependeu o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.
Passou um período de 1656 anos onde a raça humana havia aumentado muito e o Senhor destruiu tudo com o dilúvio, o qual durou 01 ano e 10 dias.

Noé entra na arca no dia 17 do segundo mês, quando tinha 600 anos.

Gênesis 7:11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes e vamos voando.

A genealogia de Adão a Noé e suas idades:
Adão / 930 anos
Sete / 912 anos
Enos / 905 anos
Cainã / 910 anos
Maalelel / 895 anos
Jerede / 962 anos
Enoque / 365 anos
Matusalém / 969 anos
Lameque /777 anos
Noé / 950 anos

Percebemos a influência do pecado na raça humana. O homem perdendo a vida, a saúde, e a alegria, onde o salmista afirma: “que os nossos dias são de 70 anos e alguns chegarão aos 80”.

Salmos 90 : 9-10 - Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passamos os nossos anos como um conto que se conta.
Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.

Gênesis 7:1 - Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

Toda aliança tem uma prova.

Na 1ª e na 2ª o homem falha.

Na 2ª é testada a fé e a obediência, confiança na morte substituta.

A linhagem ímpia em Caim
Caim e Abel, duas ofertas distintas.
Gênesis 4:4 – 5 - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.

I João 3:12 - Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.

Hebreus 11:4 - Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.

Abel oferece sangue, ele mostrou penitencia e desejo de se aproximar de Deus. O sacrifício foi feito pela fé nos atributos que ele via em Deus.

Ele ofereceu as primícias, o melhor ao Senhor, sem egoísmo, Entregou tudo ao Senhor, o seu melhor. Isso demonstra que Abel era um homem de fé e obediente ao Senhor.

Caim ofereceu dos frutos do campo que cultivava, ele produziu, demonstrando um espirito de alta confiança, ego, demonstra uma oferta sem fé, movida por rebelião e desprezo ao criador.

Deus recebe a oferta de Abel e Caim revolta-se e mata seu irmão. A primeira contenda resulta em ódio, separação e morte.

Cada semente produz de acordo com a sua espécie.
Caim rejeitou o sangue para a sua oferta, e levou do fruto da terra que Deus tinha amaldiçoado. –

Hebreus 9:22 – E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

“Sem sangue não há remissão de pecados.”

Caim foi o primeiro a construir cidades e o primeiro a glorificar o nome do homem. Edificou uma cidade na qual colocou o nome de seu filho Enoque.

Gênesis 4:17 - E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;

A linhagem de Caim foi ímpia. Filhos de homens.

Gênesis 4:19 - E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Duas linhas genealógicas correm paralelamente a linha de rebelião contra Deus, como foi a de caim e a linha da escolha divina.

A linhagem de rebeldes pode se associada a descendência da serpente –

Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Lameque ao casar –se com duas esposas, ilustra uma família afastada de Deus, como o primeiro a quebrar o padrão estabelecido por Deus, segundo o qual cada homem deve unir-se a uma mulher no casamento.

Gênesis 2:24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Lameque, filho de Enoque e neto de Caim, foi o primeiro polígamo, brigou com um rapaz, saiu ferido e o matou.

Gênesis 3:23-24 - E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.

Jabal, um dos filhos de Lameque foi o primeiro homem a ocupar-se com a pecuária e adotou uma vida nômade, vivia em tendas.

Jubal outro filho de Lameque, foi inventor de instrumentos musicais.

TubalCaim foi fabricante de artefatos de ferro e cobre, provavelmente o primeiro homem a forjar armas bélicas, utilizando estes materiais.

Gênesis 6:13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

Isso indica período de violência entre os homens, crimes, homicídios e obras iniquas.

Os filhos de Lameque: Jubal e Jabal e TubalCaim eram ímpios.

Gênesis 4:25 -26 - E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do Senhor.

Partindo deste universo, depreendemos que o assassinato de Abel teve lugar pouco antes do nascimento de Sete, isto é, uns 130 anos, depois da criação do homem.

Por isso não devemos pensar que Caim e Abel foram os únicos filhos de Adão e Eva.

A Bíblia nos diz que Eva foi a mãe de todos os viventes.

Gênesis 3:20 - E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
E eles tiveram filhos e filhas.

Gênesis 5:4 - E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.

A tradição diz que foram 33 filhos e 27 filhas, e que tiveram descendências, provavelmente quando Caim morreu haviam muitas pessoas na terra.

Deus coloca um sinal em Caim.

Gênesis 4:15 - O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.

Provavelmente este sinal assinalou a proteção divina, uma vez que ninguém podia machuca-lo, e sinal é uma prova concreta de promessa de Deus.

Formam-se as duas linhagens.

Há um período de provas. A lei da consciência impera.

Romanos 1- 18- 25 - Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

A lei moral das pessoas não faz tanto quanto a lei do pecado.

Gênesis 6: 1- 2 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

Linhagem de Sete – filhos de Deus.
A linhagem em Sete a humanidade se divide.
Gênesis 5 :3-8 - E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.
E viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos.
E viveu Sete, depois que gerou a Enos, oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
E foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu.

Gênesis 6:3 - Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Deus limita os anos da maldade.
É o período da construção da arca.
Gênesis 6:4-6 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Deus teve misericórdia da raça humana, mas isso exigiu um julgamento.

Gênesis 6: 6-9 – Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.

Noé é um homem que agradou o Senhor.
Toda aliança tem uma prova. Na 1a e na 2a o homem falha. Na 2a é testada a fé e a obediência, confiança na morte substituta.
A linhagem piedosa – Sete. A humanidade se divide, a linhagem ímpia – Caim.
Cada semente produz de acordo com a sua espécie.
Caim rejeitou o sangue para a sua oferta, e levou do fruto da terra que Deus tinha amaldiçoado. “Sem sangue não há remissão de pecados.”
Formam-se as duas linhagens. Há um período de provas. A lei da consciência impera. A lei moral das pessoas não faz tanto quanto a lei do pecado.
Linhagem de Sete – filhos de Deus.
Linhagem de Caim – filhos dos homens.

Aliança Edênica – morte (pelo envelhecimento) e expulsão.
Aliança Noética – morte pelo dilúvio.

Nunca estamos só, e de um homem, Deus faz uma revolução.
Gênesis 7:1 - Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

Deus abençoou sua família –
Hebreus 11:7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

I Pedro 3:20 - Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

II Pedro 2: 5 - E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, a oitava pessoa, o pregoeiro da justiça, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

Bênçãos:
A terra inteira se transformou num vazio com 08 pessoas.

Gênesis 9:1 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Tudo começa de novo. É uma aliança que abrange a própria natureza – toda a terra – criação.
Isaías 54:9-10 - Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.
Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti.

Paz com Deus.
Hebreus 11:7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Frutificação e multiplicação. Envolve a reprodução de homens de aliança. Trazer filhos à terra para povoarem o inferno é um desastre. Vale a pena ter um filho para povoar o céu e ser uma bênção na terra.

Gênesis 9:1-7 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues. Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem. Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.
Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.

João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Atos 9:31 - Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.

Governo sobre o reino animal. Ressalta o domínio do homem. Os animais não vêm mais ao homem, eles fogem por causa da maldição do pecado. A natureza está amaldiçoada (espinhos, frutos venenosos, seca) e aguarda a manifestação gloriosa dos filhos de Deus. A natureza hoje está um caos e levanta um clamor, e por causa do aumento do pecado a natureza sofre mais.

Gênesis 2:19- 20 - Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

Romanos 8:19-22 - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

Gênesis 8:22 - Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.

O homem passa a comer carne - Quando a carne chega as doenças aumentam e a vida diminui. Quando Deus deu carne, Ele disse: “- Com a erva verde.” Se sempre combinássemos carne com uma salada, não passaríamos mal. O diabo também sabe disso, porque essa alimentação aguça a percepção. Os filhos de Deus precisam se cuidar.

Gênesis 9:3 - Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.

Gênesis 1: 29-30 - E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.

Terra preservada de futura maldição. A terra nunca mais será destruída pelo dilúvio universal, já havia esta maldição, Deus não acrescentou mais nenhuma. Ainda que hajam dilúvios locais, Deus não quebrará essa aliança.– Nesse tipo de aliança a graça permanece, não importa a situação do homem.

Gênesis 3:17-19 – E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 8:21 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Gênesis 9:11-15 - E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alalma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

Isaías 54:9 – 10 - Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.
Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o Senhor que se compadece de ti.

As criaturas também serão preservadas. Deus se preocupa também com a natureza. Deus olha para a terra como um todo e a redenção são para que haja paz.

Gênesis 8:21 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

Jonas 4:11 – E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

Romanos 8:19-23 - Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

As quatro estações estabelecidas. Não havia antes disso, é a primeira vez em que se fala das 04 estações. 
Se a terra tinha um clima o ano inteiro, agora não mais. Não é uma maldição. 
O pior é o aumento do pecado. Hoje as estações se viram contra o homem. Elas foram estabelecidas para afetar a labuta do homem.– Se vocês guardarem, as estações estarão ali.– É obediência.
Depende dela. É a maior prova de que devemos andar com Deus – A natureza está envolvida e depende de nós.

Gênesis 8:22 –Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

Deuteronômio 11:10-17 - Porque a terra que passas a possuir não é como a terra do Egito, de onde saíste, em que semeavas a tua semente, e a regavas com o teu pé, como a uma horta.
Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;
Terra de que o Senhor teu Deus tem cuidado; os olhos do Senhor teu Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até ao fim do ano.
E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Senhor vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma,
Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite.
E darei erva no teu campo aos teus animais, e comerás, e fartar-te-ás.
Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;
E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá.

Salmos 1:3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

Eclesiastes 3:1 - Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Maldição:
Dos três filhos de Noé a terra seria repovoada. A natureza do homem é permanente. Cada semente produz de acordo com a sua espécie. Noé se embebeda, despe-se e um filho o desrespeita. A terra já estava amaldiçoada.

O primeiro homem amaldiçoado na Bíblia é Caim (Adão não foi). Deus, com o sacrifício cobre Adão, mas Caim não está coberto por Adão. Na aliança noética Cam não foi amaldiçoado, mas seu filho Canaã foi. Noé, com sacrifício cobre Cam, mas Canaã não está coberto por Cam.

Gênesis 9:25-27 - E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Gênesis 8:21 E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

A natureza do homem, se não for mudada, não tem jeito.– 
Os valores da nossa sociedade estão sendo corrompidos pelo deus deste século, onde não há princípios nem valores morais. Os povos mudam, mas Deus não muda. 
A escolha é sujeitar-se ou rebelar-se aos valores do reino. A bênção virá para os que são fiéis.

Gênesis 9:20-23 – E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha.
E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda.
E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora.
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai.

Levítico 18:6-7 - Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para descobrir a sua nudez. Eu sou o Senhor.
Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe: ela é tua mãe; não descobrirás a sua nudez.

Questões temporal e nacional. A maldição é extensiva. Sem tinha Canaã por servo e era uma bênção para Jafé. A geração santa prevalece. Sem foi escolhido. Da sua família viria Abraão, Isaque, Jacó, José, Judá, Davi, Pedro, Paulo, mas principalmente Jesus!

Gênesis 9:18 – 19 -E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã. Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra.

Gênesis 9: 26-27 - E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Gênesis 10:21-31- E a Sem nasceram filhos, e ele é o pai de todos os filhos de Éber, o irmão mais velho de Jafé.
Os filhos de Sem são: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã.
E os filhos de Arã são: Uz, Hul, Geter e Más.
E Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Éber.
E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã.
E Joctã gerou a Almodá, a Selefe, a Hazarmavé, a Jerá,
A Hadorão, a Usal, a Dicla,
A Obal, a Abimael, a Sebá,
A Ofir, a Havilá e a Jobabe; todos estes foram filhos de Joctã.
E foi a sua habitação desde Messa, indo para Sefar, montanha do oriente.
Estes são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, nas suas terras, segundo as suas nações.

Gênesis 11:10-32. Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.
E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.

Os cananeus foram amaldiçoados. A bênção da linhagem – Semitas! Revela a atitude do coração para com os valores de Deus. O importante é a atitude que se toma diante de uma ordem ou um princípio estabelecido por Deus. Temos que aprender com as alianças.

Gênesis 10:6-20 – E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
Desta mesma terra saiu à Assíria e edificou a Nínive, Reobote-Ir, Calá,
E Resen, entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
E Mizraim gerou a Ludim, a Anamim, a Leabim, a Naftuim,
A Patrusim e a Casluim (donde saíram os filisteus) e a Caftorim.
E Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete;
E ao jebuseu, ao amorreu, ao girgaseu,
E ao heveu, ao arqueu, ao sineu,
E ao arvadeu, ao zemareu, e ao hamateu, e depois se espalharam as famílias dos cananeus.
E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa.
Estes são os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas nações.

Termos:
Fé e obediência. O que Deus diz, está feito! Um grande barco numa terra seca é aquele que obedece sem entender– esse é o coração que Deus quer.

Gênesis 6:22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Gênesis 7:5 - E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.

Hebreus 11:7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

I Pedro 3:20 - Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

Não comer sangue. Deus proibiu ao homem comer sangue. O sangue é elemento de sacrifício. Deus é sábio. Ao degolar-se um animal ou bater nele, ele libera uma toxina na carne – carne tóxica. Se cortá-lo, o sangue sai com as toxinas.

Quando a Bíblia diz que não se pode comer gordura, você já sabe a importância que tem, não coma! Na simplicidade da Palavra de Deus sempre viveremos melhor.

A nossa rebelião sempre nos trará más consequências. 
Há princípios na Palavra que afetam todo o nosso modo de viver.

Gênesis 9:4 – A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.

Levítico 3:17 - Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis.

Proibição do assassinato. Há um crescimento de violência, e nessa aliança Deus fala da proibição do assassinato. Deus está dando juízo para que o homem o use. Há uma punição capital. Na nova aliança a pena é endossada.

Gênesis 9:5- 6 – Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

Êxodo 20:13 – Não matarás.

Números 35: 6 – 34 - Das cidades, pois, que dareis aos levitas, haverá seis cidades de refúgio, as quais dareis para que o homicida ali se acolha; e, além destas, lhes dareis quarenta e duas cidades.
Todas as cidades que dareis aos levitas serão quarenta e oito cidades, juntamente com os seus arrabaldes.
E quanto às cidades que derdes da herança dos filhos de Israel, do que tiver muito tomareis muito, e do que tiver pouco tomareis pouco; cada um dará das suas cidades aos levitas, segundo a herança que herdar.
Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão à terra de Canaã,
Fazei com que vos estejam à mão cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que ali se acolha o homicida que ferir a alguma alma por engano.
E estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que seja apresentado à congregação para julgamento.
E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós.
Três destas cidades dareis além do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão.
Serão por refúgio estas seis cidades para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que matar a alguém por engano.
Porém, se o ferir com instrumento de ferro e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
Ou, se lhe ferir com uma pedrada, de que possa morrer, e morrer, homicida é; certamente o homicida morrerá.
Ou, se o ferir com instrumento de pau que tiver na mão, de que possa morrer, e ele morrer, homicida é; certamente morrerá o homicida.
O vingador do sangue matará o homicida; encontrando-o, matá-lo-á.
Se também o empurrar com ódio, ou com mau intento lançar contra ele alguma coisa, e morrer;
Ou por inimizade o ferir com a sua mão, e morrer, certamente morrerá aquele que o ferir; homicida é; o vingador do sangue, encontrando o homicida, o matará.
Porém, se o empurrar subitamente, sem inimizade, ou contra ele lançar algum instrumento sem intenção;
Ou, sobre ele deixar cair alguma pedra sem o ver, de que possa morrer, e ele morrer, sem que fosse seu inimigo nem procurasse o seu mal;
Então a congregação julgará entre aquele que feriu e o vingador do sangue, segundo estas leis.
E a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio, onde se tinha acolhido; e ali ficará até à morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo.
Porém, se de alguma maneira o homicida sair dos limites da cidade de refúgio, onde se tinha acolhido,
E o vingador do sangue o achar fora dos limites da cidade de seu refúgio, e o matar, não será culpado do sangue.
Pois o homicida deverá ficar na cidade do seu refúgio, até à morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão.
E estas coisas vos serão por estatuto de direito às vossas gerações, em todas as vossas habitações.
Todo aquele que matar alguma pessoa, conforme depoimento de testemunhas, será morto; mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém, para que morra.
E não recebereis resgate pela vida do homicida que é culpado de morte; pois certamente morrerá.
Também não tomareis resgate por aquele que se acolher à sua cidade de refúgio, para tornar a habitar na terra, até à morte do sumo sacerdote.
Assim não profanareis a terra em que estais; porque o sangue faz profanar a terra; e nenhuma expiação se fará pela terra por causa do sangue que nela se derramar, senão com o sangue daquele que o derramou.
Não contaminareis pois a terra na qual vós habitais, no meio da qual eu habito; pois eu, o Senhor, habito no meio dos filhos de Israel.

Êxodo 21: 23-25 - Porém se sobreviver por um ou dois dias, não será castigado, porque é dinheiro seu. Se alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que aborte, porém não havendo outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da mulher, e julgarem os juízes.
Mas se houver morte, então darás vida por vida, Olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, Queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.

Levítico 24:17-22 - E quem matar a alguém certamente morrerá.
Mas quem matar um animal, o restituirá, vida por vida. Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto.Uma mesma lei tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o Senhor vosso Deus.

Deuteronômio 19:21 - O teu olho não perdoará; vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé.

Mateus 22:17-21 - Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

Está endossando a instituição de um governo humano.

Na aliança Noética não há uma instituição formada, só existem pessoas.

Há endosso na aliança noética, onde não há uma instituição, na aliança mosaica onde há uma instituição, e agora, onde há governos maiores. Se não se arrepender, já tem destino.

É para mostrar o valor da vida. Agora é o homem quem exerce juízo (aliança Noética). Deus não muda.

II Timóteo 2:1-4 - Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

I Pedro 2:17 - Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.

Romanos 13:1-7 - Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Apocalipse 21:8 - Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Apocalipse 22:15 - Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Deus revelou que é uma aliança irrevogável. A Importância do juramento de Deus – onde Deus pôs juramento, é firme!

Isaías 54:9 – Porque isto será para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não passariam mais sobre a terra; assim jurei que não me irarei mais contra ti, nem te repreenderei.

Hebreus 6:13-20 - Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.
Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento;
Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Aliança Noética no sangue:
Sacrifício – animais limpos (por isso 7 casais para estes).
Mediador – princípios patriarcais e sacerdotais de Noé.

Gênesis 8:20 - E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.

Hebreus 8:3 - Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.

Santuário – o altar –é a primeira vez que aparece um altar na Bíblia. Hoje, onde estivermos, está o altar, porque o santuário está em nós.

Êxodo 20:24-26 - Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.

O selo desta aliança -
É o arco de Deus , o Arco-Íris.

Jesus não se esquece da lembrança da aliança. Satanás toma este sinal de aliança para mascará-lo e usá-lo na Nova Era. Mas esta aliança traz uma extensão dos propósitos redentivos de Deus. A esperança desta aliança é encontrar seu cumprimento em Deus mesmo.

Gênesis 9:12-17 - E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.
E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra.

Ezequiel 1:28 - Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.

Apocalipse 4:3 – E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.
Apocalipse 10:1 - E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e pés como colunas de fogo;

A ARCA

É uma representação de Jesus Cristo.

É um meio de salvação pelo qual uma geração passou pelas águas da morte e saiu salva do juízo divino.

Os refugiados da arca escaparam da morte.

Jesus Cristo nos salvou por sua morte e ressurreição, se somos achados mortos nele, para quem está em Jesus não há condenação.

A palavra hebraica aqui traduzida por arca significa um objeto apropriado para flutuar, mesmo termo usado para referir-se ao cesto flutuante em que o bebê Moisés foi colocado.

A arca de Noé era uma barcaça de tamanho colossal. Sua capacidade de carga corresponde à de mais de 300 vagões ferroviários. Calcula-se que a arca podia comportar mais de 7.000 tipos de animais.

A arca é um tipo de Cristo, aquele que é o meio de salvação do crente, para livrá-lo do juízo e da morte Deus mediante seu pacto prometeu a Noé que este seria salvo do julgamento que iria ocorrer através do dilúvio.

Noé correspondeu ao pacto de Deus crendo Nele e na Sua palavra. Sua fé foi demonstrada quando ele temeu, e quando construiu a arca e entrou nela.

Êxodo 2:3-5 - Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.

Hebreus 11:7 - Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.

I Pedro 3:20-21- Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;

Juízo e seus cinco aspectos diferentes:

· Para glória de Deus;

· Para instruir as nações;

· Para purificar;

· Para libertar do mal;

· É profético.

Isaías 26:9 - Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;

Romanos 8:1 - Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Noé e sua família foram salvos por meio da arca.
O dilúvio simboliza o juízo divino, e por isso deve ser aceito como o tipo e ensino do Espírito Santo. Juízo é obra estranha de Deus para disciplinar e corrigir seu povo.

Isaías 28:21 - Porque o Senhor se levantará como no monte Perazim, e se irará, como no vale de Gibeão, para fazer a sua obra, a sua estranha obra, e para executar o seu ato, o seu estranho ato.

Gênesis 15:16 - E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.

A dispensação da consciência não significa que Deus deixou de usar a consciência para se comunicar com o homem. A consciência é conhecida como a voz de Deus dentro da alma.

Noé e sua família presenciaram tanto o bem como o mal e eram responsáveis junto com sua posteridade, pela obediência à voz da consciência e escolher o bem.

O dilúvio marcou o termino de um período de intervenção divina.
O dilúvio foi o castigo divino universal sobre um mundo ímpio e impenitente.

O apóstolo Pedro refere-se ao dilúvio para relembrar aos seus leitores que Deus outra vez julgará o mundo inteiro no fim dos tempos, mas agora por fogo, tal julgamento resultará no derramamento da ira de Deus sobre os ímpios como nunca houve na história.

Deus conclama os crentes atuais assim como Ele fez com Noé na antiguidade para avisarem aos não salvos sobre esse dia terrível e instar com eles para que se arrependam dos seus pecados e se voltem para Deus por meio de Cristo e assim sejam salvos.

Dois eventos cataclísmicos precipitaram o dilúvio: a implosão dos imensos reservatórios de águas subterrâneas, talvez causadas por terremotos e maremotos, produziu ondas gigantescas em série, geradas nos oceanos, além das chuvas torrenciais que caíram sobre a terra por 40 dias.

II Pedro 3:10 - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Em consequência disso, todos os seres viventes fora da arca que normalmente viviam na terra seca, morreram, tanto homens como animais.

Gênesis 7:16 – 22 - E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro.
E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.
E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas.
E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.
E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.
Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.

A água elevou-se a ponto de cobrir todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu. A terra inteira foi coberta pelas águas.

Isto significa um dilúvio universal, e não apenas uma inundação local, confinada a uma pequena porção de terra. Foi somente depois de 150 dias que as águas começaram a baixar. A arca finalmente repousou numa das montanhas de Arará (na Armênia), a uns 800 km de onde começou o dilúvio.

Gênesis 7 :19-20 - E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos.
Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.

Gênesis 7: 24 - E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinqüenta dias.

Gênesis 7: 8 – 14 - Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.

A terra enxugou, Noé desembarcou da arca 377 dias depois de iniciado o dilúvio.

Em II Pedro, está escrito que o mundo antediluviano "pereceu". Esta palavra sugere que devido às tremendas convulsões ocorridas na terra, sua topografia antidiluviana foi grandemente modificada, tanto física quanto geologicamente, em relação à terra que agora existe.

II Pedro 3:7 - Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

E lembrou- se Deus de Noé. Deus não falara a Noé por 150 dias.

Sua fé estava sendo provada porque ele não tinha a mínima ideia de quando as água baixariam, nem de quando Deus interviria naquela situação novamente.

E então Deus agiu, em virtude do seu amor para com Noé e sua família.

Os diversos modos de Deus agir com Noé estão registrados para fortalecer, em todo o povo fiel a Deus, a esperança e a confiança nos seus caminhos.

Se há muito tempo Deus não age ou não se manifesta na sua vida, poder ter confiança de que Ele agirá de novo, manifestando o seu amoroso cuidado contigo.

Enquanto isso, tens o dever de buscar ao Senhor e continuar em tudo obediente à sua palavra e ao Seu Espírito.

Provérbios 3.5- 8 -Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.
Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Provérbio 16: 3 - Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Filipenses 2:13 - Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.

Nesta Aliança Noética e a Dispensação do governo humano, o governo pelo homem, procurando obedecer a Deus. Esta dispensação durou 427 anos, desde o dilúvio até a dispersão do homem sobre a superfície da terra.

Gênesis 10:1 - Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.

O homem fracassou e o julgamento do diluvio marca o fim da segunda dispensação e o começo da terceira.

A Aliança com Noé sujeita a humanidade a uma prova: “ O homem é essencialmente responsável pelo governo do mundo de acordo com a vontade de Deus.

Aliança com Noé:

1. Confirmação de que o homem seria relacionado à terra, conforme a Aliança Adâmica. Relação : Homem X Terra.

Gênesis 8:21 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

2. Confirmação da ordem da natureza.

Gênesis 8:22 - Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

3. Estabelecimento do governo humano .

Gênesis 9:1-6 - E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.
E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos céus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mãos são entregues.
Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; da mão de todo o animal o requererei; como também da mão do homem, e da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.

4. Garantia de que a terra não mais sofreria.

Gênesis 8:21 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

Gênesis 9:11 - E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

5. Declaração profética de que procederia de Cao uma posteridade inferior e serviçal.

Gênesis 9:24-25 - E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.

6. Declaração profética de que haveria uma relação especial entre Jeová e Sem.

Gênesis 9: 26-27 - E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

7. Declaração profética de que Jafé procederia as “raças dilatadas”, que seriam inteligentes.

Gênesis 9:27 - Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Os governos, as ciências e as artes têm providos geralmente de descendentes de Javé, assim a História tem confirmado o exato cumprimento destas declarações.

Gênesis 8:21-22 - E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.

Gênesis 9:9 - E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.

Gênesis 9:11 - E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

Gênesis 9:24-27 - E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera.
E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.
E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

A torre de Babel
No capítulo 11 do Livro de Gênesis encontramos o começo da confederação e do engrandecimento do homem.

Deus desaprovou esta confederação, impediu o projeto de fazer uma torre alta que tocasse o céu.
Gênesis 11: 1- 9 - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra.


De Cao – Canaã – seria uma raça inferior e servil.

De Sem – Teria uma relação especial visando Cristo

Gênesis 11:26 - E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.

Gênesis 12:1 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

A chamada de Abraão e as promessas que Deus lhe fez.
Gênesis 12 :1-20 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.
E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
Feriu, porém, o Senhor a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

· Deus escolhe Abraão

· Plano para abençoar muitos povos

· O chamado divino

· A revelação divina

· A promessa divina

· A proteção divina

Deus escolhe Abraão
Atos 7:2-3 - E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouviram. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.

Proteção divina –
Gênesis 12:3 - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Revelação divina –
Gênesis 12:7 - E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.

Promessa divina –
Gênesis 13:15 - Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.


A resposta de Abraão-
Hebreus 11: 8 - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.


Abraão desce ao Egito-
Gênesis 12:10 - Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade.

Abraão age sem consultar a Deus, escolhe seu próprio destino, confia em si mesmo, vai na força de suas pernas.

Gênesis 12:13 - Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.

Neste contexto vale-se de duplicidade para conseguir seus propósitos.

Abraão perde o foco a perspectiva de Deus e o plano do Senhor na sua vida.

Sua astucia parecia alcançar êxito.

Tendo Abraão entrado no Egito, viram os egípcios que a mulher era formosa.

Gênesis 12:15 - E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.

Abraão estava preso na trama que ele próprio criou.
Gênesis 12:18-19 - Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.

A quarta Dispensação : Da Promessa

A aliança: Abraâmica

Gênesis 12:1 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

Êxodo 18:27 - Então despediu Moisés o seu sogro, o qual se foi à sua terra.

A promessa foi feita a Abraão e sua posteridade que é Cristo .

Gênesis 3:8-16- E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

A aliança Abraâmica tem 08 partes:

· Grande nação

· Abençoar-te-ei

· Engrandecerei teu nome

· Serei teu escudo e galardão

· Tu serás uma benção

· Abençoarei os que te abençoarem

· Amaldiçoarei os que te amaldiçoarem

· Por meio de ti serão benditas as famílias da terra.

Na quarta dispensação e aliança Abraâmica começa a história da redenção.
Surge a ideia de um novo tempo.
Gênesis 3:15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Passou 1963 anos após a queda do homem, ou seja 427 após o diluvio, o mundo aderiu a idolatria e a maldade, neste contexto que Deus objetivou a recuperação e a redenção do ser humano.
A duração desta dispensação foi de 430 anos, considerando a dispensação da promessa que terminou quando Israel aceitou a Lei.

Êxodo 19:8 - Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.

A graça tinha oferecido um libertador (Moisés) neste momento, um sacrifício para o culpado, e por poder divino libertado Israel da escravidão.

Êxodo 19:17 - E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

Mas no final trocaram a Graça pela Lei.

Separação de Deus, agora, Abraão volta do Egito e vira o rosto para a Terra Prometida, sua vida de peregrinação é caracterizada pela: tenda, altar, poço.

Nada lemos sobre o altar no Egito.

As riquezas de Abraão e Ló acumularam no Egito, foram a causa de contenda e separação.

Em Gênesis 14 dois reis se encontram com Abraão em sua volta vitoriosa, o rei de Sodoma no vale de Savé e Melquisedeque, rei de Salém.

Malquisedeque é o primeiro sacerdote citado na Bíblia: um sacerdote real e por isso uma figura do Senhor Jesus Cristo, aqui também lemos pela primeira vez sobre: “O Deus Altíssimo”.

Gênesis 14:17-20 - E o rei de Sodoma saiu-lhe ao encontro (depois que voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele) até ao Vale de Savé, que é o vale do rei.
E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Depois da divina benção, pronunciada por Melquisedeque, vem a tentação material por parte do rei de Sodoma, que era um rei mundano.

Gênesis 14:21-24 - E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti.
Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;
Salvo tão-somente o que os jovens comeram, e a parte que toca aos homens que comigo foram, Aner, Escol e Manre; estes que tomem a sua parte.

Portanto, na volta da matança dos reis aparece a misteriosa figura de Melquisedeque, que vem ter com Abraão, lhe serve pão, vinho e o abençoa e Abraão dá o dízimo de tudo.

Melquisedeque – sacerdote real e uma figura de Cristo:

· Primeiro sacerdote citado na Bíblia

· Rei de Salém (paz)

· Seu nome é “Rei da Justiça”

· Está escrito de Cristo, no salmos 110:4 : “Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.”

· Não existe menção a seu pai, mãe, nascimento ou morte, em Hebreus 7:3: “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.”

Hebreus 5:7 - Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho ,Hoje te gerei.

Hebreus 5: 6 - Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

Hebreus 5:10 - Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

Aliança Abraâmica
A terra se enche e o pecado permanece.

A natureza do homem é má.

Surge Ninrode, descendente de Canaã, usurpando e intimando Deus.

A humanidade se une em sua maldade para construir a torre de Babel.

Eles não obedecem a Deus ao encher a terra, mas ficam em um único lugar, e não se espalham.
Ninrode – pai do ocultismo, deu início à Babilônia, sob um espírito contra Deus.

Gênesis 10:6-10 – E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã.
E os filhos de Cuxe são: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá: Sebá e Dedã.
E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. 9
E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; por isso se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
E o princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.

Gênesis 11:1-4 - E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.

Neste contexto o homem é o centro, exaltação de si mesmo; existe concentração na maldade – o homem quer determinar o rumo das coisas. Quando Deus muda as línguas, Ele demonstra também Sua graça para não destruir o homem.

Gênesis 11:5-6 - Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
E o Senhor disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.

Gênesis 11:7 - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

Deus prepara um cenário para escolher um outro homem de aliança.
Gênesis 11:25 – E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.

Linhagem de Sem
Deuteronômio 32:8 - Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.

Atos 17:26 – E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;

Tudo começa de novo. Em Jerusalém homens falam muitas línguas para a glória de Deus.

A aliança abraâmica é o retrato da nova aliança. Deus é quem inicia a aliança. Abrahão entra com a fé, a obediência e andar com Deus.

Deus encontra Abrahão no meio do politeísmo, paganismo, ocultismo, dizendo:
- Sai! Sai da terra do pecado para uma caminhada de fé.
É à medida da nossa obediência que Ele vai desenrolando Seus planos.

Implica na saída de uma posição espiritual para andarmos com Deus, respondendo ao Seu chamado.
- Sai. - Para onde? - Sai. Eu vou te abençoar. Deus tem algo em mente. Quando Deus chama Abrahão, Ele tem em vista Cristo e aí TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA SERÃO ABENÇOADAS.

Atos 2 :7-8 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Gênesis 12:1-4 - Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Gálatas 3 : 6-9 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.

A aliança de Deus com Abraão que se estende até nós, os crentes.
Abraão aceita e sai. A fé sempre estará presente na aliança. Um dos rituais da aliança é a refeição e troca de identidade.

Deus disse para Abraão sair da parentela, Abraão levou um pouquinho dela: sua esposa e Ló.

Ló, mais tarde lhe dá dor de cabeça.

Gênesis 14:18-20 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Rei de Salém = Jerusalém – Rei de Jerusalém
Cristo aparece na pessoa de Melquisedeque na cidade gloriosa trazendo pão e vinho, celebrando uma aliança.

Abraão = pai dos crentes.
Obedecer a Deus incondicionalmente traz-nos a bênção que foi de Abraão.
Gn.15:1 – “Eu Sou o auto-existente – Eu Sou!”

Deus, ao invés de dar a Sua espada ou trocar de roupa com Abraão, diz:
“- Eu Sou o teu escudo.”

Quem não conhece aliança vê um mosquito e já está com medo.
Quando Davi matou Golias, o que estava no seu coração era consciência de aliança, por isso não pôs nem a armadura, foi só com um estilingue.

“- Você vem contra mim com espada, mas eu vou contra você em nome do Senhor Eu Sou!”

Quando o inimigo é um mosquito, é difícil acertar, é muito pequeno; mas se é um gigante, acerta até de olhos fechados.

Quanto maior o inimigo, mais felizes fiquemos.

Isaías diz que Deus mede na palma da mão todos os mares da terra.

Estou protegido por um Deus imenso. Deus não permite experiências desnecessárias.

A responsabilidade de Deus é me proteger, e a minha é Lhe obedecer.
Gênesis 15:1 - Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

- “Eu Sou a tua recompensa! Tudo o que é meu é teu.” – Só você pode impedir que essa bênção seja tua.

Gênesis 15:2 - Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?

Abraão já sabia que havia uma aliança e a reivindica.

Gênesis 15:3-4 - Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.

Deus promete uma herança. É uma promessa de um filho.
Gênesis 15: 5 - Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.

Abraão guarda a imagem da promessa porque vê milhares de estrelas

Tira os olhos das circunstâncias, põe os olhos na promessa! Ainda que as circunstâncias digam JAMAIS! Não desista!
Gênesis 15: 6 – E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça.

Creu, tomou posse! Nunca esqueça a promessa! Pense como Abraão – Ele creu!

Romanos 4:3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Gálatas 3:6 - Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.

Tiago 2:23 - E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

ALIANÇA! AMIGO DE DEUS! Ele pede mais uma prova.
Gênesis 15:7-9 – Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?
E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

TERRA: Novilha Cabra Carneiro
CÉU: 2 pombas

Gênesis 15:10 – E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

Deus não partiu as aves porque Deus não morre! Por que só duas aves? Jesus morreu do lado humano. Para caminhar por entre as partes. “Crê e serás abençoado.”

Gênesis 15:11 - E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

Antes de a aliança ser feita, as aves queriam comer o sacrifício. Satanás tenta destruir.

Gênesis 15:12 - E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.

“- Enquanto dormes, Eu trabalho por Ti.”
Abraão não podia tirar tudo. A vitória contra Satanás é de Deus.

Quando Abraão acorda...– Ele viu um fogareiro e uma tocha que caminhavam por entre as partes. Abraão só ficou olhando.

Gênesis 15:17 – E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.

Êxodo 19:18 – E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.

Deus Pai – fogareiro fumegante –

Hebreus 12:29 – Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Quem caminha com Ele?

Como Deus caminhará com Abraão?

Quem é a Palavra? YEHOSHUAH!

Cristo toma o lugar de Abraão como homem.

É uma aliança entre Deus e Ele mesmo! E esta luz é Jesus!

Salmos 119:105 – Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

João 1:1-14 – No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.
Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz.
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O Pai e o Messias
Apocalipse 1:14-15 – E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;
E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

Gênesis 15:18 - Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;

Significa: Que eu morra como este animal se eu ousar quebrar a aliança.

Eu morri, você morreu; nascemos agora como parceiros de aliança.

Esta aliança é eterna!

El Shaddai

Gênesis 17:1 - Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

Abraão já com 99 anos e ainda crendo que a terra seria dos seus descendentes.

Deus diz de novo: “Eu Sou!”
El – nome de Deus, o maior, Rei dos reis, o Grande dos grandes, Senhor dos senhores.

Israel já carrega em seu nome o nome de Deus.
Shaddai – ama que amamenta. “Teu sustento virá de mim!” Você já viu um bebê preocupado?
El Shaddai – “Você foi gerado em minhas entranhas, Eu te sustento e te protejo, te crio e te cuido. Eu Sou o Forte e te sustento".

El Shaddai – “à sombra de El Shaddai descansará.”

Salmos 91 – 1 - Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Gênesis 17:1 – Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.

“Sê perfeito.” – Abraão não seria perfeito porque é homem, mas sua semente o seria: Jesus!

Nos rituais de aliança há troca de nomes:

Deus = YHWH (transliteração do nome hebraico) e Abrão
ABRAHÃO – sopro de Deus em Abrão. A vida de Deus está no nome.

Nos povos bíblicos há significado para tudo.
Gálatas 3:13 – 14 - Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Gênesis 17:5 – E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;

Sarai não, SARAH!

Eles já têm a imagem, agora confessam e a evocam.
Deus mudou de nome? Até aqui Ele é conhecido como Senhor Deus.

Agora será conhecido como o Deus de Abrahão!

E mais tarde também de Isaque e de Jacó.

O nome de Deus inclui todos os aliançados com Ele!
Agora tudo o que é de Abrahão e Sarah é de Deus, e tudo o que é de Deus é de Abrahão e Sarah.

Gênesis 17:15 - Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.

Salmos 115:16 – Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

Agora Deus pode intervir na terra. Agora eu sou filho de Deus porque Jesus se tornou filho do homem. Deus desce ao nível do homem para se encontrar com ele. Isso é maravilhoso!

Gênesis 15:1 - Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.

“Eu Sou o teu escudo.”

Gênesis 17:6- 7 – E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.

É uma aliança perpétua. Depois de Jesus, Abraão é a figura mais destacada na Bíblia: o pai dos judeus, o pai dos árabes, o pai dos cristãos, o pai da fé.

O paraíso é chamado de ‘o seio de Abraão’.

Ele foi humano e falho, mas creu e obedeceu – este é o diferencial.

Abraão não tinha base bíblica, mas são suas atitudes de coração que o fazem ser aceito.

Jesus é a ressurreição e a vida. Por isso não tema a morte.

I Tessalonicenses 4:13-18 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

É por causa da aliança com Deus que podemos ter essa esperança.

Gênesis 17:15 - 16 – Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.

O descendente será gerado de um modo sobrenatural.
Abraão com 99 anos e Sara com 89.
Aqui precisamos de um milagre tão grande como um filho de uma virgem. Há uma semelhança.

Gênesis 17:17-19 – Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?
E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto! E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

Isaque = riso – “E lhe chamarás riso.”

A casa de Abraão virou riso.

Nunca podemos olhar para as circunstâncias.

Aquele que tem poder para criar o universo inteiro tem habilidade para cumprir suas promessas.
O tratamento de Deus com os negócios da terra depende de Seu parceiro de aliança.

Não posso fazer nada sem conversar com Abraão.

Deus tem na terra um homem de aliança.

Deus está muito interessado em fazer uma aliança com você!

Você tem vivido a aliança?

Gênesis 18:17 – E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço,

Gn.19:22-29 – Apressa-te, escapa-te para ali; porque nada poderei fazer, enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
Saiu o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra;
E destruiu aquelas cidades e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra.
E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
E Abraão levantou-se aquela mesma manhã, de madrugada, e foi para aquele lugar onde estivera diante da face do Senhor;
E olhou para Sodoma e Gomorra e para toda a terra da campina; e viu, que a fumaça da terra subia, como a de uma fornalha.
E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.

Por que Deus chamou Abraão?

Deus viu nele um homem capaz de obedecê-lo.

Deus sempre inicia e o homem responde.

Deus não nos trata como robôs. O homem pode responder.

Por que uns recebem mais de Deus? É porque responderam positivamente a Ele.
Abraão passou 25 anos crendo, baseado apenas no caráter de Deus e, aos 100 anos, recebeu um filho.

O caráter de Deus é o que Deus quer passar para nós.

Integridade nos compromissos com Deus, na Igreja, com a família, na escola, no trabalho, com parceiros de aliança.

Abraão, Isaque, José, Paulo, Davi! Todos homens falhos, nascidos pecadores.

Deus age dentro do espírito de legalidade.

A Bíblia apresenta Satanás dia e noite diante de Deus nos acusando.

Tem vezes que Deus não pode fazer nada porque nos posicionamos de forma a dar o direito ao inimigo de nos esbofetear.

Satanás precisa conhecer o que está em nosso coração – essa é a prova.

Com Deus , as responsabilidades que Ele vai dando no Seu Reino dependem da prova.

Qual a prova de Abraão?

O homem está pronto para ouvir a Deus. “Toma o teu filho, o filho da promessa, a quem amas.”

E agora? Por que Deus faz isso?

Os parceiros de aliança perdem o seu direito exclusivo sobre o que é seu.

Deus sempre nos levará a uma prova prática.

Teria que ficar atestado diante de Deus, de Satanás, dos homens e dos anjos que tudo o que Deus quisesse de Abraão, Deus teria.

Nenhum comentário: