Rute


Flores, Natureza, Pétalas
1- O livro de Rute inicia relatando que nos dias que julgavam os juizes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu para morar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos.

2 - Este homem chamava-se Elimeque, sua esposa Noemi e seus filhos chamavam-se Malom e Quilom, eram efrateus de Belém de Judá e vieram para Moabe e ali ficaram.

A Bíblia não relata se Deus orientou a Elimeque sair de sua terra e de sua parentela como fez com Abraão, porém diz que havia fome na terra, provavelmente tempos difíceis, de crise que motivaram a Elimeque a mudar de Judá para Moabe e ali ficar.

3 - Morreu Elimeque e ficou Noemi com seus dois filhos.

4 - Os quais casaram com duas mulheres moabitas, uma chamava-se Órfã e a outra Rute, e ali ficaram por quase dez anos.

5 - Morrem os dois filhos de Noemi, Malom e Quilom ficando Noemi desamparada de seu marido e filhos.

A situação de Noemi, neste contexto era muito delicada, naquela época as viúvas jovens voltavam a casa de seus pais, mas a viúva de mais idade que não tinha mais pais dependeria de seus filhos para prover seu sustento, e Noemi encontrava-se portanto, totalmente desamparada.

6 - Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o Senhor tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Noemi fala que o Senhor lembrou de seu povo demonstra que era uma mulher que cria em Deus, o que significava que era cristã.

7 - Saiu Noemi e suas duas noras da terra onde estavam e voltavam caminhando para Judá.

8- Disse-lhes Noemi : Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.

Noemi as aconselhou a voltarem a seus lares, à casa paterna e as abençoou no Senhor. O que reforça temor ao Senhor por parte de Noemi.

9 - Desejou-lhes felicidades a cada uma na casa de seu marido. Beijou-as. Elas porém choraram em voz alta.
Aqui percebemos que estão liberadas para um novo casamento.
10 - Elas disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.

Rute nasceu em Moabe, uma terra pagã e imoral. O deus de seu povo era Moloque – representado por um malvado ídolo com seu corpo humano de ferro, a barriga oca, onde se colocavam brasas ardentes e fogo, para que seus braços estendidos ficassem incandescentes. E, buscando a prosperidade e abundância na colheita, os sacerdotes colocavam as crianças moabitas vivas, naqueles braços rubros, entregando-as em sacrifício a Moloque, ruflando os tambores, para abafar os gritos dos pequeninos. Era um culto satânico e cruel, como acontecia em todas as nações ao redor de Israel.

11 - Noemi as aconselhou a voltar, questionando : Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?

12- Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,

13- Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.

Este versículo relata a amargura de Noemi, que no decorrer do texto, no versículo 20 pedirá que a chame de Mara, que significa amarga, e Noemi conclui que Deus lhe havia voltado às costas.

14 - Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

15 - Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.

16 - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Vemos aqui um relacionamento de amor, amizade, um amor filial, de filha para mãe, é o amor que transcende, são os valores que Noemi passou a Rute, quando Rute diz “ O teu Deus é o meu Deus” 

Expressa que conheceu Deus através de Noemi, o que podemos concluir que Noemi é a mãe na fé de Rute.

Provavelmente, Rute ouviu maravilhada, as histórias do povo de Israel. Como Deus tirara seu povo do Egito, com mão forte e braço estendido. 

Ouvia sobre a travessia do Mar Vermelho, como passaram, a pés enxutos, dois milhões de pessoas e como as águas se fecharam sobre o exército egípcio que os perseguia... 

Como Deus enviara o “maná”, um alimento vindo do céu para alimentar, fortalecer e trazer saúde para tão grande multidão no deserto, por 40 anos. 

Ela ouvia sobre as conquistas de Josué, como Deus lhe dera a cidade fortificada de Jericó, de maneira sobrenatural. 

E, com todos esses testemunhos da história e da provisão para o seu povo, Rute creu, de todo o seu coração, e fez do Deus de Israel, o seu Deus.

17 -Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

18 - Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

19 - Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém; e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi?

A comoção da cidade em favor delas deve ter sido provocado pelo cansaço da viagem, a pé, as provações da viagem causada pela distancia, necessidades materiais e morte dos ente queridos.

20 - Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.

Quando perguntaram: Não é esta Noemi? Ela respondeu chamai-me Mara; porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso.
Este verso expressa a amargura do coração desta mulher, a dor de seu coração, que somente Deus é capaz de sarar, somente Deus é capaz de curar.

21 - Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que pois me chamareis Noemi? O Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem feito mal.

Quando Noemi fala cheia, refere-se a seu marido, filhos, a família que possuía quando saiu de Judá e agora retornava amarga.

22 - Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas.

Rute vai rebuscar as espigas

2: 1 - E tinha Noemi um parente de seu marido, homem valente e poderoso, da família de Elimeleque; e era o seu nome Boaz.

2: 2 - E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.

Rute solicita a sua sogra ir ao campo trabalhar para buscar alimento. Não existe intenção humana, o fato de escolher o campo de Boaz, não foi planejado por Rute, mas foi obra do Senhor.

2:3 - Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque.
Caiu-lhe por sorte, por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz que era parente de Elimeleque.

2.4 E eis que Boaz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor seja convosco. E disseram-lhe eles: O Senhor te abençoe.

Percebemos aqui que Boaz cria no Senhor.

2.5 Depois disse Boaz a seu moço, que estava posto sobre os segadores: De quem é esta moça?
Boaz notou Rute, notou sua presença, interessou-se em saber quem era esta moça.

2.6 E respondeu o moço, que estava posto sobre os segadores, e disse: Esta é a moça moabita que voltou com Noemi dos campos de Moabe.

2.7 Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores. Assim ela veio, e desde pela manhã está aqui até agora, a não ser um pouco que esteve sentada em casa.

O costume de rebuscar, conforme a lei dava a viúva o direito de colher onde desejasse, a viúva estrangeira também tinha este direito. Lv 19:9; 23,22; Dt 24:15.

De acordo com o Velho Testamento, o dono de terras era instruído a não colher tudo dos cantos de seus campos, deixando o resto para ser rebuscado pelos pobres.

2.8 Então disse Boaz a Rute: Ouves, filha minha; não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.

Boaz fala com Rute com bondade, diz que não vá colher em outro campo, que fique com suas servas.

2.9 Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.

Enfatiza que deu ordem aos moços para não a incomodarem. E reforça que se tiver sede, vá às vasilhas e beba do que os servos tirarem.

2.10 Então ela caiu sobre o seu rosto, e se inclinou à terra; e disse-lhe: Por que achei graça em teus olhos, para que faças caso de mim, sendo eu uma estrangeira?

2.11 E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.

As ações de Rute mostraram seu bom caráter a Boaz, e ele interessou-se por ela e informou-se de quem realmente ela era.

2.12 O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.

2. 13 E disse ela: Ache eu graça em teus olhos, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração da tua serva, não sendo eu ainda como uma das tuas criadas.

2.14 E, sendo já hora de comer, disse-lhe Boaz: Achega-te aqui, e come do pão, e molha o teu bocado no vinagre. E ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu do trigo tostado, e comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou.

2. 15 E, levantando-se ela a colher, Boaz deu ordem aos seus moços, dizendo: Até entre as gavelas deixai-a colher, e não a censureis.

2.16 E deixai cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais.

2 .17 E esteve ela apanhando naquele campo até à tarde; e debulhou o que apanhou, e foi quase um efa de cevada.

2. 18 E tomou-a, e veio à cidade; e viu sua sogra o que tinha apanhado; também tirou, e deu-lhe o que sobejara depois de fartar-se.

2. 19 Então disse-lhe sua sogra: Onde colheste hoje, e onde trabalhaste? Bendito seja aquele que te reconheceu. E relatou à sua sogra com quem tinha trabalhado, e disse: O nome do homem com quem hoje trabalhei é Boaz.

2. 20 Então Noemi disse à sua nora: Bendito seja ele do Senhor, que ainda não tem deixado a sua beneficência nem para com os vivos nem para com os mortos. Disse-lhe mais Noemi: Este homem é nosso parente chegado, e um dentre os nossos remidores.

Dois conceitos hebraicos importantes eram motivados pelo compromisso com a família e por uma determinação de contribuir com a continuação da linhagem daquela família: a função de resgatador ou parente próximo.

No livro de Deuteronômio 25:5-5 – vimos a lei do casamento de levirato que foi feito para assegurar a continuidade para uma família e os direitos a distribuição de terras através de um herdeiro legal.

Dt 25:5 - Quando irmãos morarem juntos, e um deles morrer, e não tiver filho, então a mulher do falecido não se casará com homem estranho, de fora; seu cunhado estará com ela, e a receberá por mulher, e fará a obrigação de cunhado para com ela.

Dt 25:6 - E o primogênito que ela lhe der será sucessor do nome do seu irmão falecido, para que o seu nome não se apague em Israel.

Rute 2:21 – E disse Rute, a moabita: Também ainda me disse: Com os moços que tenho te ajuntarás, até que acabem toda a sega que tenho.

2:22 - E disse Noemi a sua nora: Melhor é, filha minha, que saias com as suas moças, para que noutro campo não te encontrem.

2:23 -Assim, ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra.

3:1 - E disse-lhe Noemi, sua sogra: Minha filha, não hei de buscar descanso, para que fiques bem?

3:2 - Ora, pois, não é Boaz, com cujas moças estiveste, de nossa parentela? Eis que esta noite padejará a cevada na eira.

3:3 - Lava-te, pois, e unge-te, e veste os teus vestidos, e desce à eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.

3:4 - E há de ser que, quando ele se deitar, notarás o lugar em que se deitar; então entrarás, e descobrir-lhe-ás os pés, e te deitarás, e ele te fará saber o que deves fazer.

3:5 - E ela lhe disse: Tudo quanto me disseres, farei.

3:6 - Então foi para a eira, e fez conforme a tudo quanto sua sogra lhe tinha ordenado.

3:7 - Havendo, pois, Boaz comido e bebido, e estando já o seu coração alegre, veio deitar-se ao pé de um monte de grãos; então veio ela de mansinho, e lhe descobriu os pés, e se deitou.

3:8 - E sucedeu que, pela meia noite, o homem estremeceu, e se voltou; e eis que uma mulher jazia a seus pés.

3:9 - E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor.

Noemi ilustra o amor máximo pelo semelhante, ao desejar o melhor para Rute, percebendo que Boaz e Rute estavam atraídos um pelo outro e conhecendo a Lei do resgatador, em que o “parente próximo” agia em favor de outra pessoa e de sua propriedade, dentro do circulo familiar em tempos de crise:

Sua função era de redimir a propriedade ao comprar o que foi perdido e devolver àquele que forçado a vender – Lv 25: 25 – 28;

Redimir a pessoa, o parente forçado a vender-se como escravo – Lv 25:47-55;

Redimir o sangue, ou seja, vingar a morte de um parente assassinado – Nm 16:21,31.

Pelo fato de Boaz ser um parente de Emileque, ele podia ser o resgatador de Rute, com o direito e responsabilidade de redimir a herança perdida, de modo que a propriedade do homem falecido permanecesse na família. 

Essa responsabilidade incluía cuidar da viúva. Boaz foi resgatador de Rute, e ao faze-lo prefigurou Cristo, como supremo resgatador.

Três requisitos de resgatador foram cumpridos em Cristo:

Resgatador deve ser parente de sangue – Fp 2:5-8 Morte de cruz, que os cidadãos romanos estavam isentos, os filipenses, embora escravos estivessem isentos.

Esta forma de morte trazia uma maldição do A.T. Dt 21:22 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro,

Dt 21:23 O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança.

Deve ser capaz de pagar o preço -

I Pe Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como 1 :18 prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais.

I Pe 1:19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

O plano de Noemi foi audacioso, ela elaborou uma estratégia fundamentada no conhecimento da Lei do Levirato, de acordo com esta prática, uma viúva tornava-se esposa do irmão do marido ou de um parente próximo, a fim de gerar um filho que seria herdeiro das propriedades de seu primeiro marido e preservaria o seu nome.


O livro de Rute mostra a lealdade desta mulher à tradição do povo de seu marido e seu desejo de cuidar da sua sogra, Noemi.

Casando-se com alguém da família, era um compromisso com a família do marido falecido.

O pedido de Rute – “ estende a tua capa sobre a tua serva” sugere a necessidade de proteção.

 A asa de Javé é comparação com a capa de Boaz.

Um marido judeu cobre a noiva com a ponta do seu manto de oração, num simbolismo que indica que o marido cobre a esposa com suas orações.

Rute confiou em Deus, ela pediu a Boaz sua proteção, o texto bíblico no v 14 diz que não conheceram um ao outro, tiveram oportunidade, mas não pecaram, recusaram-se corretamente a desobedecer a lei de Deus.

3 :10- E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última benevolência do que a primeira, pois após nenhum dos jovens foste, quer pobre quer rico.

Há lições preciosas na história de Rute para o nosso coração. Boaz elogiou o seu caráter e colocou Rute em posição de honra.

Como é importante que cada mulher de Deus seja humilde e busque a vontade do Senhor.

Rute ouviu os conselhos de Noemi e se dispôs a fazer o que lhe tinha sido orientado.

Quantas mulheres se perdem em experiências traumáticas por causa da tolice de suas escolhas. Vão atrás do que é passageiro e fútil.

Hoje a tônica básica norteadora das escolhas, principalmente em termos de casamento, tem sido o prazer, a aparência externa e o proveito financeiro de um relacionamento.

Quantos se casam já pensando que pode não dar certo, e que, se isto acontecer, é só separar...

Quantas lágrimas seriam poupadas se houvesse a busca da vontade de Deus nos casamentos...

Quanto sofrimento seria evitado se houvesse humildade e sabedoria nas escolhas da vida...

Quantos lares ainda estariam de pé se os conselhos de pessoas mais velhas e cheias da sabedoria de Deus fossem ouvidos...

Quantas famílias bonitas teriam, com descendentes abençoados, se nossas jovens, apesar de circunstâncias adversas, tivessem a fé firme e inabalável no Deus Vivo de Israel...

3:11 - Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.

3:12 - Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu.

3:13 - Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o Senhor, que eu te redimirei. Deita-te aqui até amanhã.

3:14 - Ficou-se, pois, deitada a seus pés até pela manhã, e levantou-se antes que pudesse um conhecer o outro, porquanto disse: Não se saiba que alguma mulher veio à eira.

3:15 - Disse mais: Dá-me a capa que tens sobre ti, e segura-a. E ela a segurou; e ele mediu seis medidas de cevada, e lhas pôs em cima; então foi para a cidade.

3: 16 - E foi à sua sogra, que lhe disse: Como foi, minha filha? E ela lhe contou tudo quanto aquele homem lhe fizera.

3:17 - Disse mais: Estas seis medidas de cevada me deu, porque me disse: Não vás vazia à tua sogra.

3:18 - Então disse ela: Espera, minha filha, até que saibas como irá o caso, porque aquele homem não descansará até que conclua hoje este negócio.

4:1 - E Boaz subiu à porta, e assentou-se ali; e eis que o remidor de que Boaz tinha falado ia passando, e disse-lhe: O fulano, vem cá, assenta-te aqui. E desviou-se para ali, e assentou-se.

4:2 - Então tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E assentaram-se.

4:3 - Então disse ao remidor: Aquela parte da terra que foi de Elimeleque, nosso irmão, Noemi, que tornou da terra dos moabitas, está vendendo.

4:4 - E eu resolvi informar-te disso e dizer-te: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo; se a hás de redimir, redime-a, e se não houver de redimir, declara-mo, para que o saiba, pois outro não há senão tu que a redima, e eu depois de ti. Então disse ele: Eu a redimirei.

4:5 - Disse porém Boaz: No dia em que comprares a terra da mão de Noemi, também a comprarás da mão de Rute, a moabita, mulher do falecido, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança.

4: 6 - Então disse o remidor: Para mim não a poderei redimir, para que não prejudique a minha herança; toma para ti o meu direito de remissão, porque eu não a poderei redimir.

4:7 - Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto a remissão e permuta, para confirmar todo o negócio; o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel.

O parente mais próximo podia se recusar a ser resgatador, perdendo, assim o direito a herança e talvez até passando a humilhação de ser cuspido no rosto com desprezo.

Neste caso outro parente poderia apresentar-se tendo em vista que pisar o solo significava tomar posse de uma propriedade e tirar a sandália e dá-la a outra pessoa, simbolizava a transferência de propriedade ou posse.

4:8 - Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato.

4:9 - Então Boaz disse aos anciãos e a todo o povo: Sois hoje testemunhas de que tomei tudo quanto foi de Elimeleque, e de Quiliom, e de Malom, da mão de Noemi,

4:10 - E de que também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.

4:11 - E todo o povo que estava na porta, e os anciãos, disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e porta-te valorosamente em Efrata, e faze-te nome afamado em Belém.

4:12 - E seja a tua casa como a casa de Perez (que Tamar deu à luz a Judá), pela descendência que o Senhor te der desta moça.

4:13 - Assim tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe fez conceber, e deu à luz um filho.

Esta oração de casamento sugere uma benção que talvez fosse costume recitar por ocasião dos noivados em Belém.

Rute foi como Raquel abençoada com filhos após um longo período de esterilidade.

4:14 - Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.

4:15 - Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos.

Ser descrita como alguém melhor do que sete filhos numa cultura em que os filhos eram tidos em tão alta estima era o maior de todos os elogios.

A decisão de seguir os caminhos de Deus é honrada e abençoada por Deus.

Rute decidiu agir com Noemi de forma amorosa e correta, sua decisão de cuidar da sogra idosa, pobre e amargurada é recompensada tanto pela segurança de um marido rico e dedicado como pela alegria e benção de ser mãe de um menino que, por sua vez, deu-lhe um lugar entre os antepassados de Jesus.

4:16 - E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.

4:17 - E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

Rute pediu que Boaz a resgatasse, e entrou para a linhagem do “Messias prometido”.

Ela gerou um filho, Obede, desse casamento feliz e abençoado.

Obede gerou a Jessé e este a Davi. Da descendência de Davi veio o “Salvador”, o “resgatador”, o “goel” de toda a humanidade.

Jesus nos comprou com o seu sangue, nos deu um nome (filhos de Deus), uma família e uma pátria, aleluia!

4:18 - Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,

4:19 - E Esrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe,

4:20 - E Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,

4:21 - E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,

4:22 - E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,

O livro termina com um esboço da linhagem de Jesus, o hebreu Boaz e a gentia – moabita Rute eram planos do Senhor para ascendência de Davi, por meio da qual viria Jesus Cristo.

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