Ester




A Bíblia no livro de Ester não fala na própria Ester.

Apenas relata um acontecimento no palácio do rei Assuero e rainha Vasti , Ester nem imaginava o que estava acontecendo no palácio, ela vivia junto ao primo Mordecai, pois seus pais tinham morrido e o primo a havia adotado.

Ester era esbelta e formosa.

Ester mais do que a todas mulheres, e ela alcançou graça e favor diante do rei, mais do que todas as virgens; de sorte que lhe pôs sobre a cabeça a coroa real, e a fez rainha no lugar de Vasti ( Es 2:17)

O nome Ester significava estrela, e este nome foi dado a uma jovem judia, quando virou uma rainha.

Ela nasceu na Pérsia, e era exilada, o nome de seu pai era Abiail. Seus pais morreram quando era ainda muito nova e seu primo Mordecai a criou como filha adotiva.

Quando a rainha Vasti deixou de ser rainha, o rei Assuero ficou muito triste.

Então, foram levadas à presença do rei, as mais belas donzelas que puderam encontrar no reino. Uma delas deveria ser escolhida para ser esposa do monarca.

 Foi Ester a eleita e coroada rainha com o maior esplendor. Pouco tempo depois do seu casamento, ela recebeu um recado de Mordecai avisando que alguns homens queriam matar o rei.

O rei Assuero foi avisado e os conspiradores foram condenados. Ao mesmo tempo, havia um homem chamado Hamã, que era oficial.

Esse homem, chamado Hamã, detestava Mordecai.

Na primeira oportunidade que teve convenceu o rei a matar Mordecai, mas mesmo correndo perigo, com toda a confiança e fé, Ester falou com o rei, sem ser convidada.
Ninguém podia, naquele tempo, ir à presença do rei sem que antes ele tivesse autorizado. Mas, Ester havia orado e jejuado e, por isso, sem temor, convidou o rei e Hamã para um banquete.

Durante o jantar, Ester contou ao rei o que Hamã havia planejado e o motivo. Hamã foi executado, e o rei deu ordens para que os judeus se defendessem se fossem atacados.

Assim, mais uma vez Deus livrou o seu povo da morte.
· Obediente;
· Humana;
· Sábia; (Es 4:16)
· Patriota – Lutou por seu povo;
· Ouvia a voz de Deus;
· Intercedia por seu povo ( Es 8:5)
· Tinha visão ( Es 8:6) Via além da situação, era corajosa.

Livrou os judeus, contribuiu para mudança das Leis das nação, no período de cativeiro também purificou-se com óleo de mirra e especiarias por doze meses.

Realizou a Festa do Purim – Em agradecimento a Deus em favor de seu povo.

 Lembrou que Deus é maior do que as Leis da casualidade, que Deus cuida de seu povo e dá livramentos a seu povo.
Pur significa sorte; Purim (plural), sortes: a que existia e a que Deus mudou.

Judeus de todo o mundo comemoram a festa de Purim, conforme o mandado bíblico contido no ultimo capítulo do Livro de Ester:
"Mardecai escreveu cartas a todos os judeus, ordenando-os que comemorassem o dia quatorze e quinze do mês de Adar, todos os anos, como os dias e o mês em que se lhes mudou a sorte;a tristeza em alegria, o luto em dia de festa; para que o fizessem dias de banquetes... Por isso aqueles dias chamam pelo nome de Purim, por causa de Pur." (Ester 9:20 e 26).

Naquele tempo, dominava sobre os povos (127 províncias; da Índia à Etiópia), o Rei Assuero, rei dos medos e os persas; tinha sobre seu domínio, também, os judeus que vieram cativos à Babilônia.

Entre estes existia a órfã Ester, que vivia com seu tio Mardecai , o qual salvou o rei de uma traição e o livrou da morte. Mardecai adotou Ester como filha; e ambos eram tementes a Deus e que nunca se prostravam diante de homens e ídolos.

No Palácio real o Rei oferecia uma grande festa.

Quando já estava embriagado com vinho, ordenou que a Rainha Vasti (sua esposa) que viesse a sua presença para que todos pudessem ver sua beleza. Essa porém se recusou, e isso levou o Rei Assuero a destroná-la e buscar outra jovem que a substituísse.

Oração de Ester
Oração de Ester

Deus Pai de amor, que em nome de Jesus Cristo me escolheu e me fez assentar acima de principados, potestades e dominadores me abençoando com toda a sorte de bênçãos espirituais.

Eu declaro que neste ano Apostólico de Ester eu cumprirei a tua vontade eu aceito teu chamado para reinar, eu ocuparei a posição que o Senhor determinou, verei os teus inimigos envergonhados e os planos do inimigo quebrados.

Eu declaro que a forca preparada contra minha vida já esta desfeita, que os decretos do inferno para destruir a minha família e o meu ministério não prosperarão.

Eu declaro em nome de Jesus que o inimigo vai ter que me honrar, com as minhas mãos levantadas eu tomo posse e declaro o Pur vai se transformar em Purim e eu e minha família e a Igreja de Jesus Cristo vamos viver os maiores livramentos de todas as nossas vidas.

Eu declaro que ninguém vai roubar a minha posição, eu faço parte da Igreja vitoriosa de Jesus Cristo e o inimigo não vai prevalecer, como Ester, como Mordecai terei prosperidade abundante, terei reconhecimento e declaro que haverá na minha casa, felicidade, alegria, regozijo e honra, tomo posse de todos os milagres de Ester, cubro-me com o manto desta unção para viver o melhor ano que eu já vivi em toda a minha vida em nome de Jesus.

Eu estou subindo os degraus que me levarão à minha condição de reinar e nada me impedirá em nome de Jesus. Deus eu recebo esta unção e declaro que 2008 é o ano em que eu serei honrado e eu darei a ti toda a honra e toda a glória em nome de Jesus.

Nenhum comentário: